Professora bolsonarista faz gesto nazista em sala de aula no Paraná; veja o vídeo

Direção do Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, deve se pronunciar sobre o caso, mas a reportagem apurou que professora foi afastada

Estudantes filmaram uma professora fazendo a saudação nazista em sala de aula. A professora dá aulas no ensino médio do Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa (PR). A cena ocorreu na sexta-feira (7) e a instituição se pronunciou, em nota, nesta segunda-feira (10).

A professora, identificada como Josete Biral, leciona redação no colégio Sagrada Família. As imagens são de uma aula para a turma do terceiro ano e repercutiram na web. A diretora do colégio, irmã Edites Bet, não respondeu aos contatos do Plural. O texto será atualizado assim que houver contato.

Sagrada Família

Nas redes sociais da professora, ela tem diversas publicações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). Um dos posts afirma que ela é “PTFóbica”. Até o fechamento deste texto, a professora não havia respondido à reportagem.

É crime fazer apologia ao nazismo, previsto no art. 20 da Lei n. 7.716/89 do Código Penal, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Se a apologia é realizada por meio de fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que usem a suástica ou a cruz gamada, a pena é maior (§1º do mesmo art.20).

Repercussão

Por meio do Twitter, o Museu do Holocausto de Curitiba condenou a conduta da educadora. “Para esses casos, não existe qualquer possibilidade de neutralidade. Apologia ao nazismo se compactua ou se repudia. As imagens já foram encaminhadas (…) aos órgãos competentes”, diz a publicação.

Depois viralizar e de virar notícia nacional, o Colégio Sagrada Família publicou uma nota nas redes sociais. O comunicado, no entanto, não esclarece se a professora foi demitida ou se ao menos sofreu alguma punição pela conduta antissemita (confira abaixo).

Propaganda política

O Plural apurou que há meses a professora fazia propaganda política dentro de sala de aula, falando a favor do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticando qualquer oposição, sobretudo a feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo PT. Alguns alunos, por não concordar com a postura da professora, se recusavam a assistir às aulas. A escola estaria ciente desses episódios, mas até hoje não havia tomado nenhuma providência.

No dia em que o vídeo da saudação nazista foi gravado, Biral apareceu para dar aula enrolada em uma bandeira do Brasil e paramentada com itens nas cores da bandeira. O momento da saudação nazista não foi uma brincadeira, ou como dizem os alunos, “não foi na zoeira”. Ela fez, sem nenhum contexto, o gesto de erguer a mão direita com o braço esticado, diante dos alunos em sala de aula. Desconcertados, alguns alunos chegaram a rir (dá para ouvir as risadas no fim do vídeo).

Colaborou Francisco Baptista.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Professora bolsonarista faz gesto nazista em sala de aula no Paraná; veja o vídeo”

  1. Marcos Antonio Pereira

    Mulher mãe professora …
    Tenho dúvidas pelo ato destemperado Ridículo
    Irracional acéfalo…
    Falta lhe refazer seu curso e não ausentar se das aulas de história…Sociologia sobrecarrega seu cérebro…vergonha da educação do Paraná e de Ponta Grossa…
    Idolatrar um Louco covarde genocida ser inutil desprezível e descartável!!!
    Reciclagem nestes Comédias educadores… já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima