Prefeitura publica decreto para regularização da Vila Espaço Verde

O decreto já está valendo, porém não há data para que a regularização seja finalizada

A prefeitura de Curitiba publicou em Diário Oficial o decreto que prevê regularização fundiária da área da Vila Espaço Verde, no Caximba. Quase uma centena de famílias vive de forma irregular na ocupação.

A discussão para regularização não é de agora. Em fevereiro do ano passado, o vereador Pastor Marciano Alves (Republicanos) pediu alteração do decreto 688/2018 da prefeitura, que já previa a “oficialização” da ocupação e das áreas de Vila Dantas, Vila 29 de Outubro e Vila Primeiro de Setembro. A alteração proposta pelo parlamentar também incluiu a Vila Juliana e a Vila Molinho.

O texto publicado em diário oficial foi assinado pelo prefeito em exercício Marcelo Fachinello (PSC) no último dia 31 de agosto.

Reurb

A regularização fundiária é feita pela prefeitura por meio do chamado “Reurb”. Tanto o dono do imóvel quanto o poder público podem iniciar o processo, que organiza e incorpora as ocupações aos núcleos urbanos informais. Os moradores também podem procurar auxílio da Defensoria Pública do Estado (DPE).

Leia também: Caximba – Curitiba no limite

Depois disso, os processos de titulação correm juridicamente até que os moradores consigam a prestação dos serviços públicos do município. Todo trâmite é acompanhado pela Companhia de Habitação (Cohab).

O decreto já está valendo, porém não há data para que a regularização seja finalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima