Prefeitura publica decreto e Curitiba terá transporte gratuito no domingo de eleições

No primeiro turno 110 mil passageiros utilizaram os ônibus para chegar aos locais de votação

A prefeitura de Curitiba publicou nesta sexta-feira (21) o decreto 1553/2022, que garante gratuidade no transporte público no dia 30, segundo turno das eleições. Com exceção da Linha Turismo, todas as linhas estarão abertas.

Nesta quinta-feira (20) o Plural questionou a prefeitura de Curitiba sobre a liberação das catracas e ainda não havia posicionamento, embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha apontado a legalidade na gratuidade.

A votação no dia 30 acontece das 8h às 17h, mas, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a entrada nos ônibus será gratuita do primeiro ao último horário nas 254 linhas que operam na cidade. Os ônibus funcionarão com tabela de domingo.

A exceção é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo e das linhas do sistema madrugueiro, que funcionam entre 1h e 5h, e terão pagamento com tarifa social normal, de R$ 5,50.

No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, mais de 110 mil pessoas utilizaram o transporte público para ir até os locais de votação na capital.

Outras cidades

A Defensoria Regional de Direitos Humanos no Paraná expediu recomendação a 63 municípios do estado do Paraná para adoção de medidas de facilitação do transporte público.

A seleção dos 63 municípios pela Defensora Regional de Direitos Humanos, Rita Cristina de Oliveira, se deu com base no critério de aumento de abstenções em relação ao pleito de 2018 e nos maiores índices entre a média geral do conjunto de municípios paranaenses, com base nos dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima