Plural estreia podcast com notícias do dia narradas por alunos de jornalismo

Projeto em parceria com a Universidade Positivo pretende dar acessibilidade a pessoas com deficiência visual

O Plural estreia nesta terça-feira (25) uma versão em áudio com as principais matérias publicadas no jornal. O podcast será disponibilizado pela manhã nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify, tanto para iOS quanto Android. O acesso é totalmente gratuito.

O projeto é uma parceria com o curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Mais de 20 alunos se candidataram para gravar os textos da edição diária de maneira voluntária. Os áudios têm dois destinos: são colocados no topo das matérias, para garantir a acessibilidade a deficientes visuais; e no fim do dia são reunidos no podcast “Plural para ouvir”.

Segundo a professora Sandra Nodari, da UP, idealizadora do projeto, “a universidade é um lugar de valorizar as experiências de acessibilidade e o curso de jornalismo tem o dever de praticar sua responsabilidade social. Ao apresentar estas questões às alunas e alunos, a vontade de tornar o jornalismo mais acessível ficou latente só esperando uma oportunidade. Quando veio esta parceria com o Plural, foi só alegria”.

Para Rogerio Galindo, coordenador de conteúdo do Plural, essa é mais uma iniciativa do jornal para fazer jus à sua missão. “Queremos ser plurais não apenas por dar visibilidade à voz a quem normalmente é excluído do debate. É importante também fazer com que os conteúdos estejam acessíveis para a maior quantidade de pessoas. Por isso o Plural é totalmente gratuito, e cada vez terá mais iniciativas de acessibilidade”, diz.

Além das notícias e reportagens, o podcast, que estará disponível de segunda a sábado, terá sempre algumas das colunas e crônicas publicadas no jornal.

Ouça no Spreaker, Spotify, Deezer, Podcast Addict e Podchaser.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima