24 mar 2022 - 15h13

Partos em casa aumentam 40% na pandemia

Nascimentos em hospitais são maioria absoluta, mas partos domiciliares aumentaram nos últimos dois anos

A realização de partos vaginais em casa ainda é pequena no Paraná, mas aumentou em 40% nos dois anos da pandemia: 2020 e 2021 em relação aos três anos anteriores. De 2017 a 2019 o estado registrou, em média, 371 partos domiciliares. Mas em 2020 e 2021, o número pulou para 449 e 523 partos, respectivamente.

O número total de partos em casa representa menos de 1% dos mais de 138 mil nascimentos que acontecem todos os anos no Paraná. Destes, a maior parte, 98%, acontece em hospitais e 1% em outros estabelecimentos de saúde.

Os dados do projeto Nascer Bem também mostram que entre as mulheres que optam pelo parto domiciliar, 72% são brancas, 36% tem mais de 12 anos de escolaridade e 57% fez mais 7 ou mais consultas de pré-natal.

Os dados do projeto Nascer Bem são do Sistema Nacional sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e foram extraídos e analisados pelo Plural. O conjunto completo de dados pode ser consultado em www.nascerbem.com.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Radiocaos Sueto

Radiocaos Sueto Neste episódio os textos e ideias ao léu de Andressa Nuss, Jorge Luis Borges, Ronaldo Conde Aguiar, Marcelo Sandmann, Carlos Careqa, Amarildo Anzolin, Salvatore Quasimodo, Wally Salomão, Carlos Drummond de Andrade, Ivan Justen Santana, Tom Waits, Livia Lakomy, Maria Luiza Lago, Marilia Kubota, Mauricio Pereira, William Shakespeare com Miguel Falabella, Julia Graciela, Jean Garfunkel, Roberto Prado, Alice Ruiz, Reynaldo Jardim, Luci Collin, entre outros incansáveis das letras.

Redação Plural.jor.br

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds