Partos em casa aumentam 40% na pandemia

Nascimentos em hospitais são maioria absoluta, mas partos domiciliares aumentaram nos últimos dois anos

A realização de partos vaginais em casa ainda é pequena no Paraná, mas aumentou em 40% nos dois anos da pandemia: 2020 e 2021 em relação aos três anos anteriores. De 2017 a 2019 o estado registrou, em média, 371 partos domiciliares. Mas em 2020 e 2021, o número pulou para 449 e 523 partos, respectivamente.

O número total de partos em casa representa menos de 1% dos mais de 138 mil nascimentos que acontecem todos os anos no Paraná. Destes, a maior parte, 98%, acontece em hospitais e 1% em outros estabelecimentos de saúde.

Os dados do projeto Nascer Bem também mostram que entre as mulheres que optam pelo parto domiciliar, 72% são brancas, 36% tem mais de 12 anos de escolaridade e 57% fez mais 7 ou mais consultas de pré-natal.

Os dados do projeto Nascer Bem são do Sistema Nacional sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e foram extraídos e analisados pelo Plural. O conjunto completo de dados pode ser consultado em www.nascerbem.com.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima