Paraná: mais de 54% dos mortos em operações de segurança eram negros ou pardos

Dados são relativos ao primeiro semestre de 2023, divulgados pelo Ministério Público

O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), divulgou nesta semana dados sobre as mortes em ações de segurança pública no Estado. Curitiba lidera o ranking e no Paraná mais de 54% dos mortos eram negros ou pardos.

Os dados são relativos ao primeiro semestre deste ano. Em números gerais houve 156 mortes ocorridas em situações em que policiais militares estiveram envolvidos e duas envolvendo Guarda Municipal, uma delas em Curitiba.

Deste montante, 79 pessoas mortas era pardas, ou seja, 50%. Outras 7 eram negras (4,4%) e 72 (45,6%) brancas.

Idade

A maioria das pessoas mortas em ações dos agentes de segurança era jovem e tinha entre 18 e 29 anos. Nesta faixa etária foram registrados 87 óbitos nos primeiros seis meses do ano.

Leia também: Faraoh Records, uma gravadora para a periferia preta de Curitiba

Na sequência, 56 mortos tinham entre 30 e 59 anos. Três mais de 60. Também houve adolescentes mortos em situações envolvendo forças de segurança: doze pessoas tinham entre 13 e 17 anos, de acordo com o relatório do Gaeco.

Redução

Apesar disso, houve redução na letalidade das polícias e guardas municipais no Paraná. De acordo com o Ministério Público do Paraná a queda é de 37,8% em comparação com o primeiro semestre de 2022 e de 32,5% em relação ao segundo semestre de 2022.

Assista a entrevista no procurador do Gaeco, Leonir Batisti, na íntegra:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima