Ônibus perdeu passageiros fora do horário de pico depois de cartão Curitiba+

Mesmo com cartão Curitiba+, lançado por Eduardo Pimentel em novembro, uso dos ônibus diminuiu segundo dados da URBS

Lançado em novembro de 2023, o Cartão Curitiba+ prometia aumentar a ocupação dos ônibus do transporte coletivo fora dos horários de pico. O cartão tem valor fixo por mês de R$ 180 e permite viagens ilimitadas fora do horário de pico. A URBS esperava conseguir pelo menos 10 mil novos passageiros com a iniciativa. Os dados da própria URBS de passageiros que usaram o transporte em 2023 mostram que, porém, o número de passageiros fora do horário de pico caiu.

Segundo os dados da URBS, que detalham apenas o uso do transporte das 14 às 0 horas, o total de passageiros que usaram o sistema das 14 às 16 e das 20 às 0h em novembro e dezembro caiu 8% em relação a outubro e 4% em relação a março. Foram cerca de 165 mil passageiros a menos no período.

O que é o Cartão Curitiba+?

O Cartão Curitiba+ é um cartão pré-pago que custa R$ 180 e permite o uso ilimitado nos dias úteis das 8h30 às 16h59 e das 20h às 3h59 e nos fins de semana. A prefeitura havia cobrado inicialmente o valor de R$ 240, mas com a baixa adesão, reduziu o valor.

Foi a primeira ação liderada pelo atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), à frente da prefeitura. Pimentel assumiu a prefeitura porque o titular, Rafael Greca (PSD), viajou para a Espanha para receber o Smart City Award.

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8 comentários em “Ônibus perdeu passageiros fora do horário de pico depois de cartão Curitiba+”

  1. Samuel Almeida da Silva

    Tarifa de ônibus a R$ 6,00 obriga o usuário buscar outras alternativas.
    O transporte coletivo de Curitiba parou no tempo. Só evolui o preço.
    Gerenciei o transporte coletivo de Araucaria de 2017 a 2022 e quando assumi tínhamos 32.000/dia com perda de 10% ao ano, em 2022 chegamos a 70.000/dia, mais que o dobro.
    Redução da despesa, redução da tarifa, ampliação de horários, domingo grátis para todos, estudantes grátis, integração ponto a ponto, combate à corrupção e nova licitação.
    Não teve milagre, teve gestão e acima de tudo entender que o transporte coletivo é um serviço público essencial.

  2. Solução vindo de burguês safado é perda de tempo, investimento alto em projeto inútil, tá igual o jesus da porta dos fundos na criação do pernilongo, sachê de catchup e dromedário.

  3. Eduardo näo anda de bus e näo sabe de nada. Faz horários em eu pague menos.. Claro que é o sistema falido financeiramente.. Acabe com as faixas exclusivas, que só engarrafa o trânsito e mal feitas..

  4. É um cartão que tinha me parecido muito interessante, mas quando fui tirar minhas dúvidas sobre os detalhes, me decepcionei. É um cartão muito limitado no uso. A empresa não tem como carregar; você não pode usá-lo para ajudar alguém a passar na catraca, porque ele bloqueia após o uso e é preciso esperar um tempo, e tem ainda outras limitações. Se querem incluir mais gente no transporte coletivo, o preço precisa ser voltado ao coletivo – não 6,00 reais. Isso é básico.

  5. MARGARETH CURITIBA PR

    Nao vale apena.Porque?Vale só por um mes, tarifa cara ainda.
    Em outras cidades e estados p idoso segundo a lei nao paga passagem de onibus( inclusive Sao Paulo MEGA CIDADE! ! Porque aqui só com 65 anos tem passe livre.
    Senhores Politicos ano de reeleição …nao percam mais seus votos…mudem a legislacao do estado e minicipio para 60 anos na gratuidade no transporte.Cumprir a lei do ESTATUTO DO IDOSO, tal atitude digna fará a diferença!! Pensem nisso e façam valer E se CUMPRIR nossos direitos! Esta na lei 10.741/2003 do ESTATUTO DO IDOSO.

  6. Por favor vamos avisar as responsáveis dos POSTO DA CIDADANIA que não sabe como o cartão Funciona
    E pior O VALOR OBRIGATORIO E DE $280,00 E Vale por 30 dias SE VOCE NAO USAR TUDO PERDE SEU DINHEIRINHO
    E SE QUISER TERA QUE POR NOVAMENTE $280, PARA REVAGRGAR
    QUEM VAI QUERER
    DEPOIS VOCE SO PODE fazer INTEGRAÇÃO DENTRO DOS TERMINAIS FORA VOCE PAGA 2 PASSAGEM OU PAGA POR QUANTOS ÔNIBUS
    VOCE PEGAR.
    PIOR TODAS FORA PR 60 ANO
    NAO PAGA AQUI PELO MENOS
    PODERIA PAGAR METADE
    ESTA CIDADE CONSIDEROU LINDA MAS TEM QUE SER RICOS
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO

  7. Ultimamente está bem mais barato ir trabalhar com carro de aplicativo pois vamos em 4 pessoas e o Valor é de R$7,00 ,menos de R$2,00 por passageiro ,com ar condicionado, eu acho que as canaletas dos ônibus devem ser usadas pelos carros de aplicativo

  8. Como o trabalhador vai circular fora do horário de pico? Ou alguém desempregado (sem renda) vai circular nesse mesmo horário? Como a equipe de “gênios” da URBS e o vice prefeito não estão em nenhuma das categorias acima, continuarmos na mesma: a população que se vire.

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