O que fazer se você for mordido por animal silvestre?

Aplicação do soro antirrábico deve ser o mais rápido possível e a aplicação da vacina, em até 90 dias após o acidente

Em Curitiba, não se tem registro de casos de raiva em animais domésticos como cães e gatos há mais de 30 anos. No entanto, o tratamento para prevenção da doença não é dispensado em todos os casos – como quando a pessoa é mordida por um animal silvestre. A necessidade de aplicação da vacina antirrábica – ou até mesmo do soro antirrábico – é definida após avaliação médica.

Leia mais: Por que chove tanto em Curitiba?

Presente na saliva de animais infectados pela doença, a raiva é transmitida por meio de mordidas, arranhões e até mesmo lambidas . Em casos como esses, é necessário lavar a área com água e sabão e depois procurar uma unidade de saúde ou um médico. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o protocolo para aplicação da vacina antirrábica em Curitiba segue as orientações do Ministério da Saúde. A recomendação é a aplicação do soro antirrábico o mais rápido possível e a aplicação da vacina em quatro doses em até 90 dias após o acidente. 

Animal silvestre

Em cidades como Curitiba, onde não há registros de raiva canina ou felina, é possível fazer a aplicação apenas do soro, em caso de acidentes envolvendo esses animais, dispensando assim a vacina. Quando é possível observar o animal e sabe-se que o mesmo está vacinado, até o soro pode ser dispensado.

Porém, o protocolo muda quando o acidente envolve animais silvestres como morcegos ou gambás, podendo ser indicado, além do soro, a vacinação o mais breve possível.

Na última semana, uma jovem em Curitiba foi mordida por um gambá e encontrou dificuldade para tomar a vacina antirrábica. Segundo ela, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em que foi atendida não possuía doses do imunizante. A aplicação do soro foi feita, mas a vacina foi aplicada somente dois dias após a mordida. Segundo a Prefeitura, o protocolo foi seguido e a aplicação foi feita dentro do prazo previsto.

Vacina antirrábica

Ainda segundo a jovem, a aplicação foi feita somente após uma liminar judicial. A prefeitura alega que o agendamento da vacinação foi realizado antes mesmo da demanda judicial.

Para a farmacêutica e doutora em microbiologia Aline Stipp, o protocolo de aplicação do imunizante segue algumas especificidades e muda principalmente quando o acidente envolve um animal silvestre. “Por não ser possível observar o animal, e nem saber o histórico dele, a vacina antirrábica se faz obrigatória”, diz.

A farmacêutica explica que a vacina antirrábica é uma das únicas que pode ser aplicada após a exposição à doença. “Ainda assim, quanto antes a vacina for administrada menor é o risco de contaminação pela doença’’, diz. 

O agendamento da vacinação é feito também levando-se em consideração a quantidade de doses disponíveis em cada município. O repasse das doses do imunizante é feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de acordo com os riscos de contaminação pela doença em cada município. 

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “O que fazer se você for mordido por animal silvestre?”

  1. Leonardo Pinheiro

    Seria interessante observar que mordida de rato não indica soro nem vacina antirrábica. Os curitibanos acham que sim, e arrumam cada confusão por conta disso. Por outro lado, mordida de animais silvestres, como a capivara, o macaco, a vaca, o boi, o porco (de criação, não porco pet), qualquer contato físico com morcego (por exemplo, desde passar o dedo no morcego até ser mordido por ele), necessitam de vacina na pessoa. Lembrando ainda que mordida de cão e gato observável não se indica vacina ou soro, mesmo que se desconheca a situação vacinal desses animais. Somente se indica se o cão ou gato não for conhecido e não tiver possibilidade de observação nos próximos 10 dias, ou se ele morrer nos 10 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima