Marcha pela Diversidade de Curitiba celebra orgulho LGBTI+ e ativistas locais

Neste domingo (25), trajeto da marcha será pelo Centro Cívico; confira as ruas e as linhas de ônibus afetadas pelo evento

Acontece neste domingo (25), a 6º edição da Marcha pela Diversidade de Curitiba. O trajeto da marcha será pelo Centro Cívico com ruas bloqueadas e linhas de ônibus alteradas. A concentração começa às 10h, na Praça da 19 de Dezembro. Os trios saem às 14h30 e seguem seu trajeto pela Avenida Cândido Abreu. O fim da marcha está previsto para acontecer na Praça Nossa Senhora de Salete, às 20h. Neste ano, o evento homenageia ativistas LGBTI+ curitibanos e celebra a história do movimento na capital.

A marcha contará com dois trios elétricos oficiais, o Trio Principal e o Trio das Trans, além dos palcos que esse ano homenageiam ativistas curitibanos. Entre os homenageados estão Helizianne Newton, Marcio Marins e Marcela Prado que lutaram pelos direitos dos LGBTI+ na capital e atuaram em diversas frentes da comunidade, no Paraná. 

Marcha pela diversidade

A organização do evento é feita pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia, Aliança Nacional LGBTI e UNA LGBT PR. A expectativa é de que 50 mil pessoas participem da marcha. 

O evento terá mais de 50 atrações musicais, entre cantores, DJs e performers. As atrações estarão nos palcos e trios. Artistas como Yasmin Carraroh, Tinna Simpsom, Batuque das Minas, Janine Mathias, Pagode da Sasa, Divas Curitiba, Brigitte Beaulieu e DJ Alekys estão confirmados.

Noah Gois, de 22 anos, irá participar do evento pela terceira vez e está ansioso para a marcha deste ano. O jovem gosta do evento e diz que essa é uma oportunidade de dar visibilidade à comunidade LGBTI+. “Principalmente para as pessoas conservadoras notarem que existimos, que estamos vivos, que só queremos ser felizes e amar”, diz. 

Para quem vai para a parada pela primeira vez, Noah indica evitar as multidões, porque uma vez dentro delas é difícil sair e ir preparado para todos os climas da cidade. “Como é Curitiba, né? Tem que ir vestido como quiser, mas sempre levar uma jaquetinha que é importante e um guarda-chuva”, diz. 

Trânsito

Por causa da marcha, algumas ruas e linhas de ônibus que passam pela região do Centro Cívico sofreram alterações. O primeiro bloqueio de trânsito acontece a partir das 10 horas. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que 22 linhas de ônibus terão desvios de rota e mudanças de horários. 

1. Ruas bloqueadas durante o evento:
Rua Barão do Serro Azul, no cruzamento com Rua Inácio Lustosa
Rua Inácio Lustosa, no cruzamento com a Rua Riachuelo
Rua Barão de Antonina, no cruzamento com a Rua Mateus Leme
Rua Paula Gomes, no cruzamento com a Rua Mateus Leme
Rua Heitor Stockler de França, nos cruzamentos com as ruas Presidente Faria e Ary Camargo de Queiroz
Avenida Cândido de Abreu, no cruzamento com a Rua Comendador Fontana
Rua Aristides Teixeira, no cruzamento com a Rua Mateus Leme
Rua Papa João XXIII, nos cruzamento com as ruas Lysimaco Ferreira da Costa e Ernani Santiago de Oliveira
Rua Lysimaco Ferreira da Costa, no cruzamento com a Rua Marechal Hermes
Rua Campos Sales, no cruzamento com a Rua Mauá
Rua Ivo Leão, no cruzamento com a Rua João Gualberto, Largo Melwin Jones, no cruzamento com a Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão
Rotatória da Rua Mário de Barros, no acesso ao Palácio do Governo

2. Linhas de ônibus que sofreram mudanças no domingo:
INTERBAIRROS I (HORÁRIO): a partir das 13h
INTERBAIRROS I (ANTI-HORÁRIO): a partir das 13h
INTER 2 (HORÁRIO): a partir das 13h
INTER 2 (ANTI-HORÁRIO): a partir das 5h
PARQUE TANGUÁ: a partir das 13h
MATEUS LEME: a partir das 13h
ABRANCHES: a partir das 13h
JD. CHAPARRAL: a partir das 13h
V. SUÍÇA: a partir das 13h
BARREIRINHA: a partir das 13h
CIC/CABRAL: a partir das 13h
MAL. HERMES / STA.EFIGÊNIA: a partir das 13h
AHÚ / LOS ANGELES: a partir das 13h
ESTRIBO AHÚ: a partir das 13h
F. NORONHA / LARANJEIRAS: a partir das 13h
PAINEIRAS: a partir das 13h
STA.GEMA: a partir das 13h
N. SRA. DE NAZARÉ: a partir das 13h
BOQUEIRÃO / C. CÍVICO: a partir das 5h
CAIUA / CACHOEIRA: 5h – 13h
TURISMO: a partir das 13h

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Marcha pela Diversidade de Curitiba celebra orgulho LGBTI+ e ativistas locais”

  1. parabéns à todas as misses trans. me diverti como não me divertia em muito tempo. tinha que ter isso todo domingo, menos politicagem. e tem que ser só artistas trans. Não achei legal que tinham tantas mulheres hetero no palco e no palanque político petista. Se é um evento LGBTQ, tem que ser só o pessoal da comunidade se apresentado. No PT acho que só tem a Georgia Prates, que é vereadora, que é da comunidade. As hetero ficam sequestrando e ainda foi uma hetero negra do PT pedir voto pra prefeita como disse a Medusa aqui nos comentários e eu vi essa mulher também. O pessoal aplaudiu, mas aplaudiu pq nem sabia quem ela era e pq a gente já tava na 5a dose de cerveja. Só voto pra candidate LGBTQIA+, essas hetero são fominha, querem ter todas as pautas. Elas não entendem pq o Greca o ganha? Sério?! Quem a gente apoia sempre ganha! Nos tratem bem queridinhas esquerdistas! Coloquem uma pessoa LGBTQ no STF e na câmara federal que daí a gente começa a pensar se a gente vai ajudar vocês.

  2. Sou de Floripa, e fui no Evento, não só para conhecer mas também para participar e também achei COMPLETAMENTE desnecessário misturar Política com o ativismo que é APARTIDÁRIO, pois não há um partido político no planeta terra que seja a favor das minorias, sempre excluem um ou outro por conta de seus “interesses”. Portanto acho que se for pra falar de ativismo que subam no palco as pessoas que defendem de verdade, de pessoas que tenham ONGs, de pessoas que sejam influenciadores e até mesmo celebridades para dar a verdadeira visibilidade que um evento desse porte merece.

  3. Bárbara Valentine

    Foi muito bom, muito lindo. Me diverti muito. Mas nosso grupo também não gostou daquelas duas heteros fazendo showmício do PT. A gente vota pro PT mas cortou a vibe de festa. A gente se sentiu usado. Acho que aquelas duas foram descaradamemte oportunistas. Espero que os organizadores não sejam punidos por conta delas, porque acho que showmício é contra a lei, mas posso estar enganade. O PT tem que expulsar, cassar o mandato daquelas duas. Vão é perder voto por causa disso. Eu quero é a Maria Letícia ou o Renato Freitas pra prefeite, mas tbm não ia gostar se eles tivessem ido no palco fazer showmício.

    Adorei a asa colorida de uma DJ magrinha que tava no show e queria saber aonde que ela comprou. Alguém me ajuda a encontrar ela! Não sei o nome dela.

  4. gente, que festa boaaaaa!
    Fora as músicas morosas da Janine Mathias, a Ana Julia berrando estridentemente no microfone e uma deputada negra que ninguém conhece pedindo voto pra prefeita, foi muito bom o evento. Os organizadores deviam multar o PT por terem tornado o evento em palanque político. Showmício e propaganda eleitoral antecipada que se chama? Além do que o pessoal tá apoiando é o Renato Freitas pra prefeito, então não dá pra entender porque essas duas estavam lá tentando ficar famosinhas. Sou a favor de mulheres na política, mas pelo amor de Deus gente, essas duas não! Gente sem noção. Espero que alguém denuncie pro TRE/TSE, sei lá quem lida com esse tipo de coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima