Mãe cria página no Instagram para fiscalizar parquinhos de Curitiba

Descaso, falta de manutenção e reparos dos parquinhos de Curitiba são os critérios de avaliação no perfil

Gangorras, trepa-trepas e escorregadores são os brinquedos mais comuns vistos na maior parte dos parquinhos de Curitiba. Os brinquedos podem ser usados pelas crianças sem qualquer restrição, mas o abandono e a precariedade encontrados em alguns dos parquinhos da cidade afastam as crianças. 

Nas redes sociais o perfil parquinhos de merda criado em fevereiro de 2023 expõe a realidade precária dos espaços públicos destinados ao lazer infantil. “O que faz um parquinho ir parar no perfil é o descaso e a falta de manutenção que muitos desses espaços apresentam”, explica Dâmaris Thomazini, criadora da página. 

Foi após se tornar mãe que Thomazini passou a prestar atenção aos espaços públicos destinados às crianças, mas uma viagem à Argentina impulsionou a criação da página. “Eu estive em Buenos Aires e me deparei com espaços públicos repletos de crianças, seguros, coloridos e aquilo me chateou porque eu sabia que quando chegasse em Curitiba não encontraria o mesmo”, diz. 

Leia também: Câmara registra 456 pedidos de tapa-buraco, apesar de propaganda de Greca com asfalto

Tomazini explica que apesar do nome a intenção do perfil não é ser engraçado, mas que a ironia funciona bem quando é necessário chamar atenção. “A escolha do nome foi feita porque na internet você precisa prender a atenção das pessoas rápido, mas o deboche está só no nome. Todas as publicações são sérias e têm fundamentação”, diz.

O perfil possui 54 publicações, pouco mais de mil de seguidores, e avaliou parquinhos nos bairros Água Verde, Bacacheri, Centro, Jardim das Américas, Hauer, Portão e Seminário. Em alguns casos a visita foi feita duas vezes, uma para mostrar as condições do espaço e outra para observar as manutenções. “Quando eu vejo que um parquinho que apareceu no perfil entrou em manutenção eu fico feliz e ao mesmo tempo indignada de saber que algo só está sendo feito apenas por pressão, acredito que ação da prefeitura não deveria depender da pressão pública”. 

Repercussão

A criação da página no Instagram chamou atenção de parlamentares. No próximo dia 27 de outubro, a pedido dos vereadores Marcos Vieira (PDT) e Giorgia Prates (PT) , a Câmara Municipal de Curitiba realizará audiência pública para discutir a reformulação e modernização dos parquinhos.  

Já o deputado estadual Goura (PDT) encaminhou um ofício ao prefeito Rafael Greca (PDT) solicitando informações sobre um plano municipal de readequação dos espaços públicos. 

Segundo a prefeitura municipal de Curitiba todas as praças e parquinhos da cidade são vistoriados e recebem serviços mensais de manutenção, isto é, limpeza e a manutenção nos equipamentos, bem como pinturas, conserto de calçamentos e troca de equipamentos quebrados ou avariados.

Além disso, a população pode solicitar outros reparos a esse espaço pelo site da Central 156, aplicativo ou pelo telefone 156 ou utilizar o Fala Curitiba, programa de consultas públicas da prefeitura.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Mãe cria página no Instagram para fiscalizar parquinhos de Curitiba”

  1. Carlos “CarlosB” Barbosa

    Em Curitiba não existe a menor preocupação em fazer parquinhos divertidos para as crianças.

    Os parquinhos atuais da cidade se resumem a uma escada com escorregador.

    Os mais divertidos para criança são os antigos que ainda restam, como o existe no Hauer e Parque São Lourenço.

    Basta comparar com qualquer cidade da região metropolitana e de outros locais o nível dos parquinhos com os de Curitiba.

    É uma pena que não exista uma preocupação em fazer um parquinho realmente legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima