Justiça aceita denúncia contra policial de Colombo envolvido com agiotagem

Policial acessava banco de dados da Sesp e fornecia possíveis “clientes” a agiota. Ele também é acusado de ameaçar quem não conseguia pagar os empréstimos

A Justiça aceitou denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR) contra um policial civil de Colombo, região metropolitana de Curitiba, acusado de usura, violação de sigilo e extorsão por envolvimento com agiotagem. O caso foi revelado após investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O policial civil se uniu a um agiota para oferecer empréstimos a comerciantes da cidade. De acordo com o Gaeco os consignados de até R$ 10 mil tinham juros de 20% mensais. “Os empréstimos eram feitos com taxas absolutamente inapropriadas, o que constitui a denominada usura e na sequência, quando havia dificuldades no recebimento, havia ameaça policial, de faz mal, disparos contra a casa da pessoa”, explicou o coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti.

Leia também: Gêmeos siameses nascem em Campo Largo; médicos ainda não sabem se poderão separá-los

Conforme a investigação o policial acessava o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e ali conseguia informações sobre possíveis vítimas. O agiota, por sua vez, oferecia os empréstimos aos comerciantes, que não sabiam sobre a associação dos acusados.

Em caso de dificuldade para pagamento da dívida, o policial fazia ameaças. “Quando havia dificuldades no recebimento, havia ameaça policial, de faz mal, disparos contra a casa da pessoa”, destacou Batisti.

O caso corre na Vara Criminal de Colombo, que ao aceitar de denúncia determinou o recolhimento da arma do policial e a suspensão do acesso ao banco de dados.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima