Jornada da Agroecologia discute saúde popular

Saúde e agroecologia são foco de debate e rodas de conversa no espaço de Saúde Popular no Campus Rebouças da UFPR

A 20ª Jornada da Agroecologia, que ocorre até este domingo (26) na Universidade Federal do Paraná, Campus Rebouças, reúne não apenas boa culinária, mas também discussões atuais. Alinhada a uma proposta integradora, a jornada oferece uma série de oficinas e seminários voltados para temas cruciais, como saúde, agroecologia e economia sustentável.

Os participantes da jornada têm a oportunidade não só de saborear deliciosas iguarias, mas também são convidados a participar de rodas de conversa e oficinas. A “Roda de Conversa: Saúde e Agroecologia”, realizada na tarde desta sexta-feira (24), concentrou-se em discutir a relação entre saúde e agroecologia. Foram abordados temas como a concepção da saúde de forma coletiva e os impactos que o consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos e transgênicos pode ter não apenas na saúde humana, mas também no equilíbrio ecológico do planeta.

Leia também: Três pratos saborosos por menos de R$ 20 na Jornada de Agroecologia

Para Maria Izabel Grein, participante do Movimento Sem Terra e integrante do Coletivo de Saúde Popular da jornada, discutir saúde e agroecologia é compreender que nossa saúde depende não apenas de uma boa alimentação, mas também de boas práticas coletivas. “Saúde e agroecologia estão intimamente relacionadas. Entendemos que uma boa saúde é fruto de uma boa alimentação, de boas relações e conhecimento, e a agroecologia, além de ser uma forma de produção de alimentos, é também uma produção de diversidade que, refletida na sociedade, a torna mais diversa”, afirma.

As discussões do seminário giraram em torno de como repensar a saúde como um bem coletivo, promovendo práticas que não apenas beneficiam os indivíduos, mas também reverberam positivamente no meio ambiente. “É preciso criar uma relação com os espaços que ocupamos e, principalmente, entender que este espaço não é só seu”, disse Grein durante a roda.

A 20ª Jornada da Agroecologia acontece até domingo. Nos próximos dias, o Espaço de Saúde Popular da jornada abordará a violência contra a mulher na “Roda de Conversa: Violência contra a Mulher – Uma Discussão de Saúde Pública”, com a participação da vereadora Maria Letícia no sábado (25) às 14h. Confira a programação completa da 20ª Jornada da Agroecologia (aqui).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima