Greca tirou fonos e psicólogas de Centros Especializados

Pais de crianças com necessidades especiais precisam solicitar atendimento no CMAEEs e na rede municipal de saúde

Desde a pandemia de Covid-19 as crianças com necessidades especiais da rede municipal de ensino deixaram de ter atendimento de fonoaudiólogas e psicólogas nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs). A informação é da diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel em reunião do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do fundo (Cacs-Fundeb).

Os profissionais eram da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cedidos para a Secretaria Municipal de Educação (SME) e estavam sendo gradualmente sendo devolvidos à origem antes da pandemia. Mas o processo foi acelerado quando os CMAEEs fecharam durante a quarentena para contenção da Covid-19.

Para conseguir o atendimento especializado de fonoaudiologia e psicologia agora as famílias das crianças já atendidas pelos CMAEEs precisam entrar na fila comum dos procedimentos na rede de atendimento de saúde do município.

Sem as fonoaudiólogas e psicólogas, o atendimento nos CMAEEs agora se restringe ao trabalho psicopedagógico. Ainda segundo Budel, não há previsão para a situação seja revertida pois dependeria de realização de concurso público para esses cargos dentro da estrutura da SME.

Os CMAEEs são parte da estrutura que atende 4566 crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtorno de conduta e necessidades educacionais  específicas. Dessas, 3800 são crianças com diagnóstico de autismo.

A reportagem do Plural participou da reunião do Cacs-Fundeb na condição de representante eleita dos pais de alunos de CMEIs.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima