Governo reabre consulta para militarizar escolas no PR

Votação havia sido encerrada mas foi reaberta para atingir maior número de colégios

Nesta quinta-feira (11), o governo do Paraná reabriu a consulta pública para militarizar 216 escolas da Rede Estadual de Ensino. A votação já havia sido realizada por oito dias nos colégios indicados e encerrada em 6 de novembro. Das 216 consultadas, 186 aprovaram a mudança na gestão escolar. Para chegar ao número de 200 escolas cívico-militares, pretendido pelo governo, a consulta foi reaberta e deve seguir até a aprovação total.

“Este é o resultado de inúmeros pedidos que recebemos, vários protocolados, solicitando o modelo e a consulta. Como o programa está organizado pela Seed para iniciar com 200 instituições, e já tivemos aprovados 186. Nesse segundo momento estamos fazendo apenas com 16 colégios para chegarmos ao máximo que foi planejado e projetado para 2021”, explica Adriana Kampa, diretora planejamento e gestão escolar da Secretaria Estadual de Educação (Seed).

A consulta vem sendo contestada por professores, pela APP-Sindicato, que representa os trabalhadores em Educação no Paraná, e pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), que veem falta de divulgação do processo e razões políticas na ação.

Apesar de denúncias de ‘boca de urna’, e com o voto aberto, a consulta para pais, responsáveis, professores, funcionários e alunos maiores de 18 anos prossegue amanhã e sexta-feira (13), das 8h às 21h nas seguintes escolas:

Colombo – Colégio Estadual Rui Barbosa

Itaperuçu – Colégio Estadual Luiz Maltaca

Campo Largo – Colégio Estadual Augusto Vanin

Campo Mourão – Colégio Estadual Osvaldo Cruz e Colégio Estadual Marechal Rondon

Curitiba – Colégio Estadual Cândido Rondon e Colégio Estadual João Turin

Douradina – Colégio Estadual Douradina

Foz do Iguaçu – Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e Colégio Estadual Sol de Maio

Jardim Alegre – Colégio Estadual Anita Garibaldi

Cambará – Colégio Estadual Dr. Generoso Marques

Londrina – Colégio Estadual Professora Vani Cruz Viessi

Maringá – Colégio Estadual Duque de Caxias

Sarandi – Colégio Estadual Vereador Luiz Zanchim

Cruzeiro do Oeste – Colégio Estadual Cruzeiro do Oeste

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima