Governo admite que Unespar tem déficit de 427 professores

Cerca de 40% das vagas de docentes da universidade hoje são ocupadas por temporários

O governo do Paraná admitiu em documento oficial que a Unespar, uma das sete universidades estaduais locais, tem atualmente um déficit de 427 professores concursados. Isso significa perto de 40% das vagas totais da instituição. A informação consta de resposta oferecida pela Secretaria de Estado de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia ao deputado estadual Requião Filho (MDB).

Segundo a resposta da secretaria, hoje não existe previsão de realização de novo concurso para preencher as vagas existentes. A única contratação deve ser a de 17 professores aprovados em concurso já realizado. As demais aulas continuarão sendo assumidas por professores temporários.

No total, segundo o documento, a Unespar tem por lei 1.59 vagas de professores. Hoje, porém, apenas 632 estão ocupadas por professores concursados. Neste semestre, para preencher as demais aulas, foi aprovada a contratação de 8.560 horas de aulas de professores temporários.

A Unespar, que inclui a Faculdade de Artes do Paraná e a antiga Escola de Música e Belas Artes, vem passando por problemas de todo tipo. Neste semestre, depois que parte do forro de uma sala de aula desabou, o último dois dois campi de Curitiba foi interditado, e os alunos chegaram a ficar sem aulas por uma semana antes de serem redistribuídos para outros prédios emprestados pela UFPR e pelo governo do estado.

https://www.plural.jor.br/ratinho-quer-economizar-r-554-milhoes-cortando-verba-dos-demais-poderes%EF%BB%BF/

5

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima