Famílias da Tiradentes II voltam a ficar amedrontadas sob risco de despejo

A área está ocupada desde setembro de 2021 e empresa proprietária tenta reaver na justiça a reintegração de posse

Nesta terça-feira (26) membros do Movimento Popular por Moradia (MPM) divulgaram uma nota acerca de uma emitente reintegração de posse na ocupação Tiradentes II, no CIC, em Curitiba. Lá vivem 64 famílias desde setembro de 2021.

A dona do terreno é a empresa Essencis Soluções Ambientais, que tenta reaver na justiça a posse da área, que fica ao lado do aterro sanitário. “Curitiba não pode enterrar seus problemas sociais, raciais e ambientais junto com o lixo da Essencis” diz a nota do MPM.

Para esta quarta-feira (27) está prevista reunião entre os moradores e apoiadores do movimento às 19h. A ideia é orientar as pessoas que vivem na ocupação acerca das negociações com a proprietária.

Leia também: Com déficit habitacional de 50 mil famílias, prefeitura anuncia 400 imóveis populares

No ano passado o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) emitiu uma nota técnica sobre a ocupação, na qual guiava as partes envolvidas a dialogar para encontrar solução para o conflito fundiário.

A discussão se arrasta até agora, mas de acordo com a Defensoria Pública do Estado (DPE) não houve determinação de reintegração até a manhã desta terça-feira (26).

Habitação

O déficit habitacional em Curitiba é de 50 mil moradias, de acordo com a Companhia de Habitação (Cohapar).

Leia também: Com novo PAC, Curitiba construirá 300 moradias do Minha Casa Minha Vida

Em todo Paraná, conforme dados de 2020, o déficit ultrapassa meio milhão de moradias.

O texto será atualizado assim que a Essencis Soluções Ambientais, que foi procurada por e-mail, se manifestar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima