Estudo da UFPR mostra como governo brasileiro causou genocídio dos Xetá

Antropólogo estudou políticas do país e do governo Moysés Lupion dirigidas à remoção e extermínio do povo Xetá

Um estudo publicado por um pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) revela o peso que as políticas de Estado no Brasil do século 20 tiveram para o genocídio do povo Xetá. Etnia indígena concentrada principalmente na região da Serra de Dourados, no Oeste paranaense, os Xetá foram praticamente dizimados e tiveram seu modo de vida alterado radicalmente em função de decisões do governo brasileiro e também da administração do estado, principalmente durante o governo de Moysés Lupion.

Hoje reduzidos a uma população pequena e removidos de áreas tradicionalmente suas, os Xetá são um símbolo da política de remoção e extermínio dos povos indígenas no Brasil moderno. Mestre em Antropologia pela UFPR, João Pedro Minto Russo se debruçou sobre o modo como os governos trataram os Xetá desde a década de 1910. Seu estudo gerou uma coluna do Inspire Ciência, publicada regularmente pela Agência Escola da UFPR no Plural.

Leia aqui o resultado da pesquisa.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima