Encontro discute o aumento da população em situação de rua

Reunião para debater sobre a população em situação de rua acontece nesta quarta-feira (27), às 18h30, no Sindicato dos Bancários

Nesta quarta-feira (27), às 18h30, acontece o encontro “Cidade modelo? Como Curitiba se tornou uma das cidades com maior população de rua do Brasil”. O evento, que será no Sindicato dos Bancários, discute o aumento no número de pessoas em situação de rua no país e tem entrada franca.

Promovida pelo Partido Verde e pela vereadora Maria Leticia, a reunião trará pesquisadores e ativistas. Entre as convidadas, estão a historiadora e coordenadora do Projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, que também integra a equipe técnica do Projeto Piloto Moradia Primeiro Curitiba; e a pedagoga, mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafaella Riesemberg, que pesquisa sobre gravidez em mulheres de rua.

População em situação de rua

Um em cada 1.000 brasileiros não têm moradia. Essa é a conclusão do relatório divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e que evidencia o crescimento da população em situação de rua no país. Atualmente Curitiba é a 6ª cidade do Brasil com o maior número absoluto de pessoas vivendo nessa condição. 

O aumento dessa população na capital do Paraná inspirou no mês passado a retomada da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua da Câmara Municipal. O grupo é formado por 11 vereadores: Maria Leticia (PV), presidente; Giorgia Prates (PT), vice; Dalton Borba (PDT); Herivelto Oliveira (Cidadania); Indiara Barbosa (Novo); Marcos Vieira (PDT); Noemia Rocha (MDB); Oscalino do Povo (PP); Professor Euler (MDB); Professora Josete (PT) e Rodrigo Reis (União). 

Leia também: Medidas sanitárias da pandemia geraram insegurança na população em situação de rua

O objetivo do grupo é criar uma agenda de enfrentamento a partir dos seguintes eixos: realização de censo da população de rua; criação de casa de acolhimento para gestantes; definição de planos de trabalho, com prazo de execução, para a verba federal destinada à campanha Inverno Acolhedor; alimentação em via pública e restaurantes; política de drogas e saúde mental; abordagem, remoção e acolhimento; e moradia.

Serviço

“Cidade modelo? Como Curitiba se tornou uma das cidades com a maior população de rua do Brasil” 

Entrada franca

Quando: Quarta-feira, 27 de setembro, às 18h30

Onde: Sindicato dos Bancários – Rua Piquiri, 380.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima