Edital do 1º lote do novo pedágio do Paraná confirma concessão de 30 anos

O edital do primeiro lote de concessões rodoviárias do Paraná foi divulgado nesta sexta, confirmando para 25 de agosto o leilão inicial

O edital do primeiro lote de concessões rodoviárias do Paraná foi divulgado nesta sexta-feira (12), confirmando para 25 de agosto o leilão dos primeiros 473 quilômetros do novo modelo do pedágio no estado. A modelagem contempla ainda outros cinco lotes, um deles que também deve ter o edital publicado em breve.

Apesar do grito de vitória do Palácio Iguaçu, a estimativa de valores de estudos do Ministério dos Transportes, como mostrou o Plural, indica que promessas de tarifas substancialmente mais baixas não devem ser cumpridas. Embora os valores finais só se definam, de fato, após o leilão, é esperado um desconto máximo de 36% entre as cinco praças deste primeiro lote, conforme estimativa calculada pelo governo federal a partir da data-base de outubro de 2021:

Sem liberação para moradores

O documento confirma que usuários frequentes, como moradores de regiões onde haverá praças, não terão isenção, como vinha sendo pedido por parlamentares paranaenses. O que o edital estabelece é a aplicação de desconto e também a possibilidade de uso de tag. Veículos leves que optarem pelo sistema de pagamento automático terão desconto de 5% da taxa cobrada nas cancelas.

Além disso, o edital também determina um prazo de concessão de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por outros cinco. Significa, no total, 11 anos a mais do que a antiga modelagem, deteriorada por infrações contratuais que ignoraram a execução de obras e por esquemas de corrupção que mantiveram as tarifas entre as mais elevadas do país.

Em relação aos investimentos previstos para o trecho, o valor estimado é de R$ 7,9 bilhões, sendo que 47% desse valor será destinado à expansão e melhoria de capacidade das rodovias. Os principais benefícios incluem 344 km de obras de duplicação, 81 km de faixas adicionais, 38 km de terceira faixa e 41 Km em vias marginais. Serão ainda 11 passarelas; 60 paradas de ônibus e 70 obras de arte e especiais.

A nova modelagem consiste em um leilão por menor tarifa, no qual não será exigido pagamento de aporte para descontos de até 18%. Acima desse percentual, a contribuição será exigida para assegurar a execução das obras e impedir, em tese, que os preços subam demasiadamente.

Veja os trechos do 1º lote:

BR-277: Entre o acesso oeste de Curitiba até a Ponte sobre o Rio Birigui, em Curitiba
BR-277: Entre o entroncamento com a BR-476, em Curitiba, até o entroncamento com a BR-373 / PR-452 (Relógio), em Prudentópolis
BR-277: Entre o entroncamento com a BR-277/PR-431, e Campo Largo, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 fim do contorno de Campo largo), em Balsa Nova
BR-277: Entre o acesso a Santa, em Balsa Nova, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova 
BR-373: Entre o entroncamento com a BR-373 (Caetano), em Ponta Grossa, até o entroncamento com a BR-277: (Relógio), em Prudentópolis
BR-376: Entre o entroncamento com a BR-476, entre Araucária e Curitiba, até o entroncamento com a BR-116 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba
BR-476: Entre o entroncamento com a BR-376/277 (para Araucária), em Curitiba, até o entroncamento com a PR-427 (para Porto Amazonas), em Lapa
PR-418: Entre o entroncamento com a BR-277 (Campo Comprido), em Curitiba, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo
PR-423: Entre o entroncamento com a BR-276 (Araucária), em Araucária, até o entroncamento com a BR-277 (pista direita), em Campo Largo
PR-427: Entre o entroncamento com a BR-476, em Lapa, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira

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