Curitibanos podem sugerir melhorias na cidade a partir de sexta

Consulta pública sobre melhorias na cidade pode ser feita presencialmente nas regionais da cidade ou online

Começa nesta sexta-feira (01), o Fala Curitiba, consulta pública anual feita pela prefeitura para sugerir melhorias na cidade. Os primeiros bairros por onde as unidades móveis do Fala Curitiba irão passar ficam nas regionais Boqueirão, Matriz, Cajuru e Boa Vista. Para quem prefere participar sem precisar se deslocar, é possível fazer sua sugestão online a partir da meia-noite do dia primeiro de março pelo site da prefeitura (aqui).

Por meio das equipes da consulta, será possível fazer sua sugestão de melhorias para Curitiba até 27 de março, pela manhã e à tarde. Já pela internet, o prazo vai até 31 de março. As equipes de trabalho percorrem os bairros de Curitiba de segunda a sexta-feira, fazendo 8 visitas por dia, num total de 152 ações. 

Cidadãos a partir de 15 anos podem sugerir à Prefeitura em quais áreas ela deve gastar o dinheiro arrecadado por meio de receitas como impostos e taxas. Para isso, o participante deverá preencher um formulário, impresso ou virtual, onde é possível escolher entre 65 ações referentes a 17 políticas públicas.

Leia também: Eleitos para o Conselho de Cultura de Curitiba tomam posse

Consulta em etapas

As sugestões apontadas nessa fase vão orientar a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Na prática, a partir dessas informações, a Prefeitura faz um rascunho da distribuição dos recursos entre as diferentes áreas administrativas com a ajuda dos moradores e de quem frequenta e gosta da cidade. O Fala Curitiba ainda terá mais duas etapas. A segunda fase vai sugerir obras e serviços para a LOA (Lei Orçamentária Anual). Já na última, serão votadas as sugestões mais pedidas pelo público.

Fala Curitiba 2023

Em 2023, cerca de 27.551 formulários foram preenchidos durante todo o processo (LDO e LOA) e aconteceram 9.406 participações online. Ainda no passado foram realizadas 29 reuniões presenciais que reuniram as sugestões individuais, transformando-as em coletivas, e outras 10 tinham como principal objetivo a votação final.

Cada regional teve 10 prioridades eleitas, resultando em 100 prioridades coletivas eleitas. Das 100 propostas eleitas em 2023, 13 já foram iniciadas, 3 já estão concluídas e outras 84 aguardam início. Entre as principais prioridades listadas pela população estão: pavimentação (obras públicas), segurança, saúde e educação. 

Serviço

Fala Curitiba 2024 – cronograma

Primeira fase (LDO)

Início – 1º de março

Encerramento em 27 de março pelo Fala Móvel e em 31 de março pela internet

Segunda fase (credenciamento de sugestões LOA)

Início em 1º de abril

Encerramento em 8 de maio, com reuniões de bairros.

Terceira fase (votação LOA)

Início em 11 de junho

Encerramento em 28 de junho, com reuniões regionais.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima