Curitiba tem 584 mil cães e 185 mil gatos (sem contar os de rua)

Segundo Censo Animal existem em Curitiba um cão para cada três habitantes e um gato para cada nove curitibanos

Entre março e junho deste ano, a prefeitura de Curitiba realizou o Censo Animal para mapear a população de cães e gatos na capital paranaense. O estudo foi desenvolvido pela empresa AAC&T Consultoria e estima que cerca de 584 mil cães e 185 mil gatos vivem em Curitiba, ou seja, um cão para cada habitante e um gato para cada nove moradores da cidade.

O censo animal apontou que Curitiba tem 584.661 cães e 185.379 gatos que estão sob a supervisão de algum tutor. Desses animais, cerca de 13% dos cães e 37% dos gatos têm acesso à rua sem supervisão, o que representa um risco à saúde e bem-estar desses animais. “Para a saúde e bem-estar desses animais, é melhor deixá-los em casa. Na rua, esses animais estão expostos a doenças, risco de acidente ou de se machucarem”, explica Edson Ferraz Evaristo de Paula, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O estudo estipula que existam cerca de 17 mil cães de rua na cidade. Em relação à população de gatos de rua, não é possível estimar devido à dificuldade de rastrear e identificar esses animais. “É difícil estimar ao certo a população de animais de rua por conta da identificação desses animais e existe uma alta taxa de reposição e rotatividade desses animais, e muitas vezes o estilo de vida desses animais dificulta ainda mais o seu rastreamento”, diz de Paula.

A partir dos dados divulgados pelo censo, a prefeitura municipal de Curitiba deve passar a investir e aprimorar as políticas públicas voltadas à população animal. Durante a Semana de Proteção Animal de Curitiba, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que estava como prefeito em exercício, anunciou um investimento de R$ 5,5 milhões para ações voltadas aos animais que vivem em Curitiba.

Além dos investimentos, a prefeitura já vem realizando ações com foco no bem-estar animal na cidade. A Rede de Proteção Animal oferece diversos serviços, que incluem a castração de cães e gatos sem custos, adoção de animais e materiais educativos relacionados à saúde e bem-estar animal. O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos tem realizado mutirões de castração pelas regionais de Curitiba. No site do programa (aqui), é possível checar em quais regionais os mutirões acontecem ou até mesmo agendar um atendimento.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima