Curitiba irá apresentar “mudança para economia circular” em Barcelona

No exterior Curitiba promete contar como está fazendo "mudança radical" pela sustentabilidade

A arquiteta Alessandra de Albuquerque Reis, coordenadora de Smartcities da Agência Curitiba, é a representante da cidade no Smart Cities Expo World Congress, em Barcelona, em novembro. Reis terá a tarefa de apresentar no painel “A Radical Shift Towards Urban Circularity” (Uma mudança radical para a Circularidade Urbana) a experiência de Curitiba na adesão a economia circular, um modelo econômico no qual se estabelece “um ciclo produtivo através da reutilização, redução e reciclagem”.

Segundo a divulgação do evento, Reis irá falar sobre como os “Centros urbanos estão liderando iniciativas de economia circular, uma abordagem que enfatiza a eficiência de recursos e o reaproveitamento de resíduos. Ao redesenhar, reduzir, reutilizar, as cidades podem conseguir chegar a um equilíbrio entre crescimento econômico e sustentabilidade. Mas como as práticas circulares podem se integrar perfeitamente ao tecido urbano? Quais estratégias as cidades podem adotar para minimizar o consumo enquanto maximizam o uso de recursos?”

A representante de Curitiba irá dividir o palco com Anne Marieke Eveleens, de Amsterdã, Países Baixos. Além da participar neste painel, Curitiba também é uma das três cidades brasileiras expositoras no evento, junto a Araguaiana e Santo André.

A palestra de Reis é particularmente interessante considerando que os únicos avanços de Curitiba no quesito sustentabilidade foi a construção de usinas solares em prédios públicos e no Aterro do Caximba. A cidade está prestes a financiar a comprar de ônibus elétricos para a rede integrada de transporte que acumular perda de passageiros graças ao alto preço da passagem, o que joga parte expressiva da população para o transporte individual e o trânsito pela cidade de bicicleta numa rede ainda deficitária de ciclovias.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima