Comtiba tem até dia 8 para analisar propagandas irregulares nas eleições

Por outro lado, algumas denúncias já foram arquivadas. Uma delas, embora tenha pedido de voto em uma Igreja, não seguiu por falta de elementos que configurem a irregularidade

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) tem até o próximo dia 8 de dezembro para analisar denúncias de propagandas irregulares nas eleições para o Conselho Tutelar deste ano em Curitiba.

No entanto, até agora, foram arquivadas algumas denúncias que pediam a cassação de candidatos. Uma delas foi a da conselheira eleita pela regional do CIC Iranir de Souza, conhecida como Koka.

A denúncia foi feita logo depois do pleito e a convocação da candidata para a defesa ocorreu no mês seguinte. No dia 10 houve o procedimento administrativo investigatório.

O documento da denúncia incluía um vídeo (assista abaixo) gravado em uma Igreja chamada “Videira Curitiba”, na qual o pastor apresenta a candidata aos fiéis. “Eu preciso avisar você que não é obrigado a votar no dia 1º. Não é como uma eleição para um cargo político (…), mas nós como Igreja deveríamos ter esse encargo porque senão ocuparão esse cargo pessoas que não têm os princípios que nós temos”, diz o líder espiritual.

Apesar do vídeo anexado o processo foi arquivado. Ao Plural a Fundação de Ação Social (FAS) mencionou que “ainda está analisando as denúncias apresentadas, conforme consta na Resolução que rege o Processo de Escolha”.

Leia também: Indígenas podem ficar em área que disputam com fazendeiros, decide Justiça

O Ministério Público do Paraná (MPPR) foi questionado sobre a atuação na análise das denúncias, mas até o fechamento deste texto não havia se manifestado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima