Com UPA cheia, internação por Covid leva 6h

Mãe e filha esperaram a tarde toda por atendimento pelo SUS em Curitiba

Seis horas. Foi esse o tempo que Sidneia Aparecida dos Santos, 58 anos, hipertensa e com falta de ar levou para ser internada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela começou a se sentir mal no fim de semana. Fez o exame e recebeu o resultado positivo nesta sexta-feira (13). Além dela, o genro, a filha e o neto também estão com Covid-19.

Sidneia e a filha, Andrielly Ferrano, de 29 anos, foram para a UPA do Fazendinha, em Curitiba, por volta das 13h, quando começaram a ter dificuldade para respirar. Na unidade, a mãe foi informada que iria precisar de um exame de imagem do pulmão, mas nada aconteceu a tarde inteira. Desesperada, a filha começou a pedir ajuda para o atual prefeito, Rafael Greca, nas redes sociais.

Para o Plural, Andrielly contou que estava angustiada por também ter um exame positivo para Covid-19 e estar esperando entre outras muitas pessoas que tinham só suspeita. A demora no atendimento irritou outros pacientes e a Guarda Municipal chegou a ser chamada para acalmar os ânimos.

Às 22h30, Andrielly informou que já havia sido atendida mas ainda não tinha os resultados dos exames, então desistiu do atendimento e foi para casa.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, por volta das 18h, que a vaga para internação de Sidneia foi liberada às 12h32 e a transferência da paciente aconteceu em torno das 18hs para o Hospital Evangélico. A filha foi atendida em seguida e liberada, afirma a pasta.

Ainda segundo a SMS, não há falta de leitos: 76% dos 283 leitos de UTI e 70% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Há ainda disponíveis 67 leitos de UTI e 104 de enfermaria exclusivos para Covid-19.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Com UPA cheia, internação por Covid leva 6h”

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Rodrigo, ela está com a cânula de oxigênio no nariz. De qualquer forma, desnecessário agredir uma pessoa que você não conhece e que está muito doente. Por favor, evite fazer esse tipo de comentário no Plural no futuro.

  1. Não entendi direito.
    A filha e a secretaria de saúde estão se referindo ao mesmo dia?
    Como elas teriam chegado às 13h e a vaga estar liberada às 12?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima