As chuvas fortes dos últimos dias provocaram inundações graves nos bairros do extremo sul de Curitiba. A Caximba, que fica à beira do Rio Iguaçu, viu as águas subirem e tomarem áreas de habitações de baixa renda. As enchentes foram registradas pela vereadora Giórgia Prates (PT), que é fotógrafa de profissão e foi à região ouvir a comunidade.
Parte das casas afetadas estão na região que faz parte do projeto do Bairro Novo da Caximba. A Prefeitura de Curitiba pretende remover as casas das áreas irregulares e realocar a população em casas construídas pela Cohab.
Segundo os moradores ouvidos pela vereadora, porém, as obras feitas pela Cohab na região revelaram novos pontos de alagamento. Além disso, as pessoas reclamam que as novas casas preparadas pela Prefeitura são muito pequenas – não comportariam as famílias inteira, muito menos bichos de estimação.
As fotos feitas pela vereadora Giórgia Prates, que como fotojornalista já trabalhou no Plural, revelam que a água chegou a encobrir as canelas dos moradores e que deixou um rastro de lama e sujeira no bairro.