O 15º Desafio da Intermodalidade de Curitiba compara o desempenho entre diferentes meios de transporte na cidade.Nesta quinta (21), durante o horário de pico às 18h, todos os participantes do desafio, sejam eles pedestres, ciclistas, usuários de transporte coletivo, motoqueiros e motoristas saem do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em direção ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade. O objetivo do desafio é verificar qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar em Curitiba.
Os participantes podem escolher o caminho que julgarem melhor, mas devem passar por um ponto intermediário, o Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antes de seguirem para o ponto final. Na edição de 2023 participarão também táxi, aplicativos de transporte, patinete elétrico, skate, patins, bem como a avaliação dos vários combustíveis no carro: gasolina, álcool, diesel, gás e elétrico.
Neste ano o evento contará também com a modalidade do Power Walking e das bicicletas compartilhadas, além de desafiantes que vão utilizar modais diferentes em cada um dos trechos. Todos os participantes do desafio serão acompanhados pelo uso do aplicativo STRAVA. O objetivo é verificar qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, levando em consideração três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.
Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que indicarão o modal mais eficiente. Ao final do desafio, os participantes irão responder um questionário sobre a experiência, avaliando pontos como: infraestrutura urbana, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito.
A metodologia do Desafio Intermodal também é abordada no conteúdo de disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UFPR, e também da rede municipal e estadual de ensino, como ferramenta para o ensino de ciências.
Eficiente é o quê? O que chega mais rápido? Ou serão considerados nível de ruído, liberação de carbono, inclusive na produção do veículo utilizado, reciclagem do veículo ao fim da vida útil etc.? Mais rápido não precisa nem fazer desafio. Todos os que vi sempre dá moto em 1º.