Canais do governo do PR são usados para disparo em massa de ameaças bolsonaristas

Mensagem faz ameaça ao Congresso e ao STF. Governo diz que ação partiu de empresa terceirizada da Celepar

A cerca de uma semana das eleições de 2022, canais oficiais do governo do Paraná foram usados para disparo em massa de mensagens pró-Bolsonaro e de ataque ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF). O Palácio Iguaçu repudiou a ação e informou ter determinado uma “apuração célere” para responsabilizar os envolvidos. O conteúdo, informou, partiu de uma empresa terceirizada da Celepar, empresa prestadora de serviços de tecnologia de informação ao Estado.

Os episódios começaram a ser relatados já pela manhã e se referem, aparentemente, a um texto único, encaminhado por SMS entre a noite desta sexta (23) e a madrugada deste sábado (24).

A mensagem que chegou aos celulares diz: “Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!! [sic]”.

Mensagem recebida por usuários dos canais oficiais do governo Paraná

Nas redes sociais, o tema já está presente. Alguns usuários do Twitter afirmam ter recebido o texto com a identificação do Detran. Mas também há relatos de envios pelo canal da Polícia Civil.

Em muitos posts, o número do remetente – 28523 – foi associado ao sistema do PIÁ (Paraná inteligência Artificial), plataforma que concentra consulta e acesso a centenas de serviços digitais do governo. O programa foi desenvolvido pela Celepar, “inspirado em iniciativas exitosas do setor privado”, e lançado em junho de 2019 por Ratinho Jr. como uma espécie de “canal de diálogo” com a população.

No Instagram, usuários de outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Norte, afirmaram também ter recebido o conteúdo.

Em nota, o governo do Paraná disse ter determinado à Celepar uma apuração “célere junto a seus parceiros para responsabilização desse fato lamentável”.

“O fato ocorreu a partir de uma empresa terceirizada e ela já foi notificada pela Celepar”, disse o governo, que repudiou “qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática”.

Pesquisa mostra Bolsonaro em 2º

A última pesquisa Datafolha, publicada na quinta-feira (22), mostra o ex-presidente Lula, do PT, à frente, com 47% das intenções de voto no primeiro turno do pleito presidencial. Bolsonaro somou 33% das intenções. A estimativa de votos válidos, indica o levantamento, daria ao petista chances de vencer no primeiro turno.

A pesquisa ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04180/2022.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Canais do governo do PR são usados para disparo em massa de ameaças bolsonaristas”

  1. Se realmente foi uma empresa terceira, duvido que haverá algum tipo real de penalidade. Se fosse um funcionário, seria demitido. Não que depois da devida apuração não devesse ser demitido, o problema é que empresas terceiras, que estão dominando o estado, podem tudo.

  2. Isso aconteceu comigo. Recebi a mensagem e já denunciei para o TRE e enviei para o SISMAC. Isso é um desrespeito! Como muitos outros desse governo atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima