Bolsonarista que matou tesoureiro do PT irá à júri em 4 de abril

O servidor público Marcelo Arruda, filiado ao PT, foi morto a tiros pelo policial penal Jorge Guaranho em Foz do Iguaçu

Depois de um adiamento no ano passado a família do guarda municipal Marcelo Arruda vive a expectativa de que o autor da morte do servidor seja julgado. Está previsto para o dia 4 de abril, em Foz do Iguaçu, o júri de Jorge Guaranho, bolsonarista que assassinou Arruda por motivações políticas.

Marcelo Arruda comemorava aniversário de 50 anos com amigos e familiares quando foi baleado por Guaranho, que é policial penal. O autor do crime invadiu o local da festa porque descobriu que o tema da celebração era o presidente Lula (PT), já que a vítima atuava como tesoureiro do Partido dos Trabalhadores na cidade.

Guaranho teve acesso às imagens da câmera de segurança da Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu (Aresf) por meio de um terceiro e mesmo sem conhecer a vítima foi até o local para insultá-lo. Ele invadiu a área privada aos gritos de “aqui é Bolsonaro” e discutiu com a vítima antes de deixar o local.

Segundo testemunhas o autor do crime retornou instantes depois, já armado, e atirou contra o aniversariante. Marcelo Arruda, que era guarda municipal, conseguiu reagir e também acertou o criminoso. Ambos foram socorridos, mas o petista não resistiu aos ferimentos. O assassinato ocorreu em 10 de julho de 2022.

Repercussão

O caso ganhou repercussão nacional pela brutalidade e provocou debate sobre violência política causada pelo bolsonarismo.

Leia também: Professor proibido de abordar ditatura em colégio cívico-militar será indenizado pelo Estado

Guaranho está preso no complexo médico-penal de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC), onde aguarda julgamento.

O juro estava previsto para 7 de dezembro, mas foi adiado porque a defesa do réu pediu mais tempo para juntada de provas.

O ex-policial penal responde por homicídio doloso duplamente qualificado após denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR) à Justiça.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima