Barbiecore: após sofrer racismo menina vence “Miss Barbie” em Curitiba

Moradora de Quatro Barras, Sophia Madeira, de apenas 10 anos, tem chamado atenção pela beleza e desenvoltura na passarela

A estudante Sophia Madeira, de 10 anos, foi eleita Miss Barbie Brasil Infantil 2023, em Curitiba. O concurso ocorrido em março foi apenas mais um entre vários conquistado pela estudante, que usa os eventos de beleza para superar ataques racistas que sofreu no Paraná.

Sophia mora com os pais em Quatro Barras, na Região Metropolitana, e representou a cidade ao se tornar Miss Barbie. A carreira promissora começou por influência de uma amiga da mãe da menina. “A primeira Barbie que ela viu foi a Desirée Oliveira, que foi atriz da’ Zorra Total’, e é uma mulher muito bonita”, conta Priscila Madeira, mãe da miss.

Sophia sempre gostou de fazer fotos, mas nunca foi uma criança afeita às redes sociais, o que deixou a família em dúvida sobre a “veia artística” da menina. “Mas quando ela entra na passarela, se transforma. Então decidimos incentivar. Conseguimos ajuda para roupa e calçado e ela tem se destacado”.

Leia também: Conheça o trio de projecionistas que cuida dos filmes no Cine Passeio

Embora controversos, os concursos de beleza têm ajudado Sophia e construir a autoestima. Desde que mudou com a família para o Paraná, há três anos, ela passou por episódios de racismo. A criança já foi chamada de “macumbeira” e outros termos pejorativos, mas ao vencer o Miss Barbie Brasil Infantil 2023, mostrou que consegue superar as dificuldades.

Ela também foi aclamada Miss Beleza Negra e, nesta semana, também em Curitiba, venceu o Miss Nuestra Beleza Brasil 2023.

Futuro

A menina que se tornou miss aos 10 anos se apresenta em público desde os 5 anos. A primeira grande apresentação ocorreu no Retiro do Artistas, no Rio de Janeiro. Agora a projeção é para que ela trabalhe também com publicidade, além das passarelas. Carreira que nem a mãe, que é empreendedora, nem o pai, que é motorista, imaginavam possível.

“Enquanto ela tiver esse sonho e quiser seguir esse caminho, aqui em casa vamos incentivar sempre”, diz a mãe.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima