Autores indígenas lançam livros na UFPR na sexta-feira

Lançamentos ocorrem ao longo da XIV Semana de Antropologia e Arqueologia da UFPR

Será promovido durante a XIV Semana de Antropologia e Arqueologia da UFPR o lançamento de livros de três escritores indígenas paranaenses: Olívio Jekupe (O choro da mãe terra), Tiago Nhandewa (Programa de Índio) e Florêncio Rekayg (Ritual dos Mortos). Os autores vão autografar os livros a partir das 10 horas, nesta sexta-feira (22), no anfiteatro 100, no primeiro andar do edifício Pedro II da UFPR (Reitoria).

Segundo Tiago Nhandewa, o evento é uma oportunidade de divulgar a literatura indígena, que cada vez mais está ganhando espaço. Para ele, essa produção é uma forma de os próprios indígenas escreverem sobre seus povos e suas histórias.

Antropólogo e professor indígena com quase 17 anos de experiência em São Paulo, Tiago tornou-se escritor por necessidade: percebeu que havia poucos livros de autoria indígena disponíveis para seus alunos. Foi a partir daí que decidiu começar a escrever, inspirado por outros autores indígenas, como Daniel Munduruku, Eliane Potiguara e Kaká Werá e Olívio Jekupe, e pela própria realidade dos povos originários.

Leia também: Passe um dia na aldeia Kuaray Haxa e conheça a cultura Mbyá Guarani

Segundo Tiago, o livro “Programa de Índio” é uma maneira de chamar a atenção para essa expressão usada de forma preconceituosa, mostrando, no entanto, o seu lado positivo. No texto, o autor aborda as diversas atividades em que os indígenas estão envolvidos na atualidade.

“Quero mostrar que os indígenas fazem muitas coisas, estão em muitos lugares, e que não se limitam apenas a caçar e pescar. Escrevi este livro para chamar a atenção e atualizar as percepções sobre o que os indígenas fazem. Eles estão presentes no mundo das artes, na política, no rap, no MMA, na universidade”, enfatiza Tiago.

O lançamento faz parte de uma série de eventos que estão ocorrendo durante a XIX Semana, incluindo mesa-redondas, palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos. Saiba mais aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima