Após crise hídrica, barragens da Sanepar chegam a 100%

Obra da barragem do Miringuava, que devia proteger cidade contra novas crises, continua inacabada

Depois de uma crise hídrica que deixou os curitibanos por quase dois anos num sistema de rodízio, as quatro barragens da Sanepar terminam o ano com sua capacidade máxima preenchida. Todas os quatro reservatórios que abastecem a cidade estão com 100% preenchidos, segundo a Sanepar.

Curitiba é abastecida por água de quatro grandes reservatórios que ficam no entorno da cidade: Piraquara I e II, Passaúna e Iraí. Em 2020 e 2021, devido a uma seca sem precedentes nas últimas décadas, os reservatórios chegaram a ficar quase vazios. O abastecimento só foi normalizado no final de 2022.

Apesar disso, obra da barragem do Rio Miringuava, que deveria ajudar a evitar novas crises, continua avançando lentamente. O edital de construção da barragem foi lançado em 2015 e, quase nove anos depois, a Sanepar continua sem entregar a obra.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima