Vereador quer revogar Cidadania Honorária de Gilmar Mendes

Homenagem foi aprovada em 2002, quando Mendes foi indicado para o STF e liderava a Advocacia Geral da União

Entra em tramitação no dia 15 de maio, na Câmara de Curitiba, um projeto de lei que quer revogar o Título de Cidadão Honorário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A homenagem foi feita pela Casa em 2002, quando Mendes foi indicado para o integrar o Supremo e era Advogado Geral da União. O projeto de lei que deu origem ao título era de autoria de Ney Leprevost, então no PP.

A iniciativa de revogar a homenagem é do vereador Professor Euler (MDB), que atribui a proposta a fala do magistrado no Programa Roda Vida sobre Curitiba ter “o germe do fascismo”. Na ocasião o ministro se referia a Operação Lava Jato e ao que chamou de deturpação do código penal.

Euler também informa que “após mais de 20 anos neste honroso cargo, o referido ministro colecionou inúmeras polêmicas e ofensas com pares da Suprema Corte e também diversas autoridades dos 3 poderes, independentemente de suas matizes ideológicas”. Entre elas ele lista comentários dirigidos a Lula, a Rodrigo Janot e o Exército Brasileiro.

“Manter como Cidadão Honorário de Curitiba alguém que vem demonstrando ao longo dos anos um temperamento belicoso, rude, ofensivo e grosseiro não faz qualquer sentido”, afirma na justificativa.

Além de Euler, outros parlamentares reagiram a declaração de Mendes com proposições. Um quer torná-lo “persona non grata” na cidade e um grupo de vereadores pediu uma moção de repúdio contra o ministro e de desagravo à cidade.

Sobre o/a autor/a

5 comentários em “Vereador quer revogar Cidadania Honorária de Gilmar Mendes”

  1. Esses vereadores, salvo honrosas exceções, são todos uns velhacos e demagogos. Faz alguns dias homenagearam o guru do nazifascismo, o tal Olavo. Pergunto ao ver. Prof. Euler, se tal homenageado é exemplo? Em que pese o Min. Gilmar Mendes não deva estar preocupado com a falta do que fazer das Excelências, pergunto, se é certo retirar o título de quem só disse a verdade?

  2. A quem esse vereador está se referindo quando fala em “temperamento belicoso, rude, ofensivo e grosseiro”?
    Ao Bolsonaro?
    Pois pelo menos o Gilmar Mendes já se retratou e explicou o sentido da frase que disse no Roda Viva.
    Para mim, cidadão curitibano desde sempre, isso é página virada.

  3. Será que o Gilmar Mendes faz questão desse título uma vez que a Câmara Municipal de Curitiba chega propor homenagens a Olavo de Carvalho?

  4. Professor Euler é aquele que apareceu no UOL por ter usado verba de autarquia federal para campanha de deputado? Ah tá com moral de pedir alguma coisa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima