TRE quer instalar seções eleitorais em casas de longa permanência e hospitais

Parceria com a Secretaria de Saúde permitirá regularização eleitoral para idosos, hospitalizados ou pessoas com mobilidade reduzida no Paraná

Nesta semana o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apresentou ofício para a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná para apresentar o programa “Cidadania Plena”. O objetivo é facilitar o acesso à regularização eleitoral para idosos que vivem em instituições de longa permanência, hospitalizados e pessoas que têm mobilidade reduzida.

O programa existe desde 2022 e é uma iniciativa do presidente do TRE do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. No ano passado o programa Cidadania Plena beneficiou, por meio dos mutirões em comunidades isoladas, 2.135 eleitoras e eleitores em todo o Paraná, em sua grande maioria quilombolas, caiçaras e indígenas.

Novas seções

Para as últimas eleições o TRE instalou seções em cinco hospitais e duas instituições de longa permanência nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Segundo o Tribunal, cerca de 90% das 1.026 eleitoras e eleitores aptos a participar compareceram às urnas.  

Leia também: Entenda a mobilização dos prefeitos em defesa do Fundo de Participação dos Municípios

No documento entregue pelo desembargador ao secretário de saúde Beto Preto também consta solicitação para que a pasta indique os locais que têm administração estadual para a instalação das novas seções.

As próximas eleições são municipais e acontecerão em 6 de outubro de 2024 em todo Brasil.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima