STF já tem quatro votos a favor de processo contra autores do 8 de janeiro

Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram a favor de tornar réus investigados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Já são quatro os ministros do Supremo Tribunal Federal que votaram, a favor da abertura de processo penal contra os primeiros acusados de atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro. Nessa primeira leva, estão sendo julgados 100 pessoas que estão presas desde a invasão das sedes dos Três Poderes – entre eles dois paranaenses presos em flagrante.

Já se posicionaram a favor da abertura de processo penal os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Para que se forme maioria, bastam apenas mais dois votos dentre os sete ministros restantes. O julgamento deve se encerrar na segunda-feira.

Caso a medida seja aceita, os paranaenses Ana Claudia Rodrigues de Assunção, de Ponta Grossa, e David Michel Mendes Mauricio, de Paranaguá, atualmente detidos em Brasília estarão entre os processados.

A intenção do STF é fazer tramitar antes os processos de quem está detido, cerca de 250 dos 1390 acusados. Na lista de detidos, o sistema penitenciário do Distrito Federal já identificou cerca 21 paranaenses que aguardam a análise de suas denúncias.

Colaborou Julia Sobkowiak

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima