Saiba quem são as lideranças do novo partido de Bolsonaro no Paraná

Partido presidido nacionalmente por Valdemar Costa Neto tem seus caciques locais

O Partido Liberal (PL) confirmou nesta quarta-feira (10) que o presidente Jair Bolsonaro assinará a ficha de filiação à legenda no próximo dia 22. O cacique nacional da legenda é Valdemar Costa Neto, que já foi condenado e preso por corrupção no caso do Mensalão. No Paraná, o partido tem deputados federais e estaduais.

O presidente estadual da legenda é Fernando Giacobo, deputado da região de Foz do Iguaçu que já foi réu no Supremo Tribunal Federal (STF) em três ações, todas prescritas. Giacobo tem uma passagem curiosa em sua história: ele ganhou na loteria 12 vezes em um período de 14 dias, em 1996. O deputado diz ter recebido os prêmios quando não fazia parte da vida pública e participou de vários bolões semanais com um grupo de funcionários da mesma empresa. “O dinheiro recebido na aposta de forma legítima foi declarado no Imposto de Renda de 96/97”, diz em nota publicada em seu site.

Outros dois deputados federais integram o comando estadual da legenda: Christiane Yared e Luiz Nishimori.

Yared tem motivos para fazer oposição a Bolsonaro, mas não faz. Enquanto o presidente defende a flexibilização da legislação de trânsito e a retirada de radares de rodovias federais, a deputada foi eleita com um discurso de endurecimento das leis de trânsito, na esteira da morte de seu filho, vítima de um acidente causado pelo então deputado estadual Carli Filho.

Já Nishimori é ligado à bancada ruralista e tem boa parte de sua atuação parlamentar direcionada à flexibilização do uso de agrotóxicos no país.

Na Assembleia Legislativa, o partido tem três deputados: Delegado Jacovós, Gugu Bueno e Marcel Michelleto. Dos três, o que tem perfil mais declaradamente bolsonarista é Jacovós, crítico contumaz da esquerda, combatente do fantasma do comunismo e defensor da forma como o governo Bolsonaro enfrentou a pandemia de Covid-19.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Saiba quem são as lideranças do novo partido de Bolsonaro no Paraná”

  1. Votar nessa Yared é notoriamente sinal de estupidêz, a sr. Deputada está ao lado de um presidente q aborta tudo q ela “supostamente” defenderia, seria usar o acidente de um filho para esse papelão??? Eu sentiria vergonha.

  2. Armando PETRELLI Coelho

    Alguém diz pra mim…existe um mínimo de ética e qualidade em todos esses cidadãos que representam o povo?incluindo o energúmeno?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima