Ratinho nomeia Zanicotti para chefiar Ministério Público

Novo procurador-geral de Justiça tem apoio de Gilberto Giacoia, que ofereceu acordo de não persecução penal a Traiano

O governador Ratinho Jr. (PSD) nomeou nesta quinta-feira (21) o promotor Francisco Zanicotti como novo procurador-geral de Justiça do Paraná. Com isso, Zanicotti será o gestor do Ministério Público do Paraná, substituindo Gilberto Giacoia.

Zanicotti foi o candidato mais votado na eleição interna do Ministério Público. Também teve o apoio do próprio Giacoia, que foi nomeado pelo próprio Ratinho na eleição passada apesar de ter sido derrotado nas urnas, na ocasião, pelo próprio Zanicotti.

O Ministério Público no Paraná, embora tenha garantia de autonomia em relação aos demais poderes, tem mantido uma convivência amistosa tanto com o Legislativo quanto com o Executivo. Na gestão de Giacoisa, por exemplo, tudo que o MP pediu (como aumento de cargos e de salários) foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador.

O atual ocupante da procuradoria-geral, Giacoia, que já exerceu o cargo por outras vezes, sai desta vez marcado por um caso em específico: o acordo de não persecução penal oferecido pela sua administração a Ademar Traiano (PSD) e Plauto Miró (União), deputados estaduais que confessaram ter recebido propina e que não serão processados por isso.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima