Projeto para autorizar privatização da Copel já tramita na Assembleia

Governo precisa de autorização do legislativo paranaense para vender ações da empresa estatal.. Mensagem do governo à Casa pede urgência na tramita'ão

O projeto de lei que autoriza o governo do Paraná a vender mais da metade da participação acionária do estado na Copel já chegou à Assembleia Legislativa e tramita com urgência na Casa. Em mensagem ao legislativo, o governador Ratinho Júnior defendeu que “em razão da relevância da matéria” ela tenha celeridade na tramitação. A decisão de vender as ações do governo na Copel foi comunicada no início da manhã dessa segunda aos acionistas da companhia.

A constituição do Paraná define que é obrigatório para o governo do estado a autorização do legislativo em operações de alienação de bens públicos. Após ser recebido pela Assembleia, o projeto de autoriza a venda das ações do governo segue para a Comissão de Constituição e Justiça, que analisa a legalidade da iniciativa.

O projeto é um entre várias iniciativas entregues pelo governo à Assembleia nessa segunda de Copa do Mundo de futebol. O texto prevê oferta pública das ações do governo do Paraná que hoje detém 31% do controle acionário da empresa e estipula um limite de 10% de poder máximo de voto na assembleia aos grupos e entidades que comprarem ações da estatal.

Além disso, o governo abre mão do controle acionário da Copel, que é a principal empresa de distribuição de energia elétrica do estado. O texto estipula um poder de veto ao governo do Paraná em relação ao Plano Anual de Investimentos, mas este só poderá ser exercido se o Estado mantiver 10% do capital social total da empresa.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Projeto para autorizar privatização da Copel já tramita na Assembleia”

  1. Quem avisa amigo é

    Não foi por falta de aviso. Começou o balcão de negócios chamado Estado do Paraná. Vão vender o que podem, fazer caixa e o dinheiro sabe se lá para onde vai. Além do que pretende aumentar impostos. Parabéns aos 70% dos eleitores que elegeram o Rato. Vão pagar a conta que merecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima