Renato Freitas foi vereador mais independente em 2022

Índice calcula divergência entre vereadores nas 12 principais votações de 2022

O agora deputado estadual Renato Freitas (PT) foi o vereador de Curitiba mais independente em 2022. O ranking calculado pelo Plural considerou a afinidade entre os vereadores para chegar índice de independência de cada parlamentar. Na prática o índice mensura quantas vezes cada integrante da Câmara discordou dos colegas em votações polêmicas da Casa no ano.

Foram consideradas doze votações durante o ano:

  1. a atualização da Planta Genérica de Valores, que vai implicar em aumento do IPTU na cidade
  2. Programa de incentivo a regularização de Transações Imobiliárias
  3. Reajuste linear a servidores, aposentados, pensionistas e empregados públicos
  4. Reajuste de Conselheiros tutelares
  5. Atualização do zoneamento do Sistema Viário
  6. Venda de área pública ocupada por particular no Rebouças
  7. Venda de área pública ocupada por particular no Bairro alto
  8. Venda de lote público sem uso no Hugo Lange
  9. Redação final da Gratificação Técnica Especial para servidores da Educação
  10. Conselho Municipal de Política Étnico-Racial – COMPER
  11. Prazo para fruição de licença-prêmio (revogação de medidas de 2017)
  12. Crédito Adicional Suplementar, no valor de R$ 174.113.500,00, para equalização da diferença entre a tarifa cobrada e a tarifa técnica da RIT

Freitas teve um ano legislativo tumultuado por conta do processo de cassação movido contra ele. Em parte do ano o mandato dele foi assumido pela também deputada estadual Ana Júlia. O cálculo feito pelo Plural considerou a atuação de ambos. O mesmo foi feito com outros parlamentares cuja vaga por ocupada por suplentes em 2022: a vereadora Indiara Barbosa (Novo), que está em licença-maternidade e cuja vaga foi ocupada por Rodrigo Marcial e o vereador Eder Borges (PP), que perdeu o mandato brevemente numa disputa judicial, mas já retornou à Casa. No período em que esteve fora da Câmara, Borges teve a vaga ocupada por Mestre Pop.

A análise do Plural aponta que Freitas teve momentos de discordância até mesmo com as colegas de bancada. Sua colega, Carol Dartora (eleita deputada federal), ficou em segundo lugar seguida por Maria Letícia (PV), Professora Josete (PT) e Indiara Barbosa/Rodrigo Marcial (Novo).

O ex-presidente da Casa, Tico Kuzma (Solidariedade), não pontuou porque, como presidente, ele só participa das votações em caso de empate.

Sobre o/a autor/a

7 comentários em “Renato Freitas foi vereador mais independente em 2022”

  1. Adalberto Serra M

    Não tem como não gostar do Renato Freitas, com certeza o único nome pra ser nosso prefeito nas eleições ano que vem.
    O rapaz foi perseguido do começo ao fim do mandato como vereador e ainda assim teve alta performance. Se eu tivesse as ameaças que ele recebia todos os dias ano passado, eu teria caído numa depressão profunda.
    Tenho imenso respeito por Renato Freitas, como ser humano e como político jurista.

  2. Nao moro no Brasil a anos….mas tenho acompanhado a politica mais do que de costume …no entanto entendo menos do que EU gostaria..justamente por nao ser presente no territorio. O Renato freitas reascendeu essa chama q Nos Brasileiros temos…essa vontade de e ver o nosso Povo viver bem, TER justica e dignidade! Nunca tinha visto un Deputado usar A Palavra VERDADE…EU NUNCA vi un Deputado usar de HONESTIDADE com essa autoridade , se posicionando com tanta CREDIBILIDADE Como ele faz! Me sinto representada..mesmo de longe. Porque se a minha gente esta mal, EU estou mal. Parabens a ELE por tocar tantas lacunas onde falta a atuacao da politica e DOS recursos publicos! O Brasil Foi destruido pelo desgoverno ditador bolsonaro. Mas TEM jeito Pra tudo. E O Deputado Renato è uma certeza ora reconstrucao da nossa sociedade

  3. Aziel da Costa Ferrari

    que tapa na cara dos que distribuem fofocas maldosas, mentiras sobre Renato Freitas hein?! Inclusive aquelas “compas” cobras do PT.
    Não sei pra quê colocar o nome da outra do lado do nome dele. Ela ficou aqui muito pouco tempo e utilizou o mandato pra frivolidade partidária, pedindo honraria pro Lula.
    Renato Freitas é fantástico. Votei pra ele pra Deputado Estadual só porque um cara do PT me deu o panfleto e disse “vote pra esse aqui (ñ vou dizer o nome, mas ele era candidato ao governo pelo PT), mas não vote no Renato”. Eu olhei pra cara dele e o cara tava todo confiante que eu ia dizer “sim, tá bom.” apertei os 5 dígitos do Renato na urna com firmeza!
    Renato não brinca em serviço. Por isso que até os petistas fazem fofoca sobre ele. O cara é pobre e preto e os riquinhos do PT paranaense não gostam de bater palma de dizer “sim senhor” pra um preto que cresceu vivia até pouco tempo na periferia e cresceu sem ter geladeira em casa.

  4. E os últimos nomes da lista… Beto Moraes e Herivelto Oliveira, de quem eu tanto gostava antes de saber como ele se porta politicamente….

    Renato Freitas chegou pra ficar. Meus amigos de direita e de esquerda gostam dele, acho até que é pelo PT ser racista com Renato, daí a gente viu bastante isso ano passado. Revoltou uma galera o PT ter filiado o Roberto Requião depois do Roberto ter mandado o Renato Freitas cortar o cabelo Black Power. Meu filho mudou a wifi pra RenatoFreitasUmDeNos , não sei o que é esse um de nós, mas aqui em casa ele tem nosso voto.

    Que dias e horas que passam no youtube as sessões plenárias da assembléia e as comissões das quais o Renato Freitas participa? A gente assistia muito a câmara.

  5. É por isso que eu vou votar pro Renato Freitas pra prefeito de Curitiba e pra Governador do Paraná.
    A gente tem muita sorte de ter ele aqui no Paraná. Melhor político em TODA a história do Paraná e ainda ele é medalhista em xadrez!

    Plural, vocês poderiam por favor dar uma atualização sobre as cassações do vereador Eder Borges e do Deputado Estadual Hussein Bakri?

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Danilo, o processo contra o Eder Borges já foi julgado e ele não perdeu mandato. O do Hussein eu preciso verificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima