Mulheres dominam Destaques da Câmara em 2022

Quatro das oito mulheres vereadoras ficaram entre os parlamentares com melhor desempenho em 2022

As vereadoras Amália Tortato (Novo), Carol Dartora (PT) e Professora Josete (PT) foram as parlamentares com melhor desempenho na Câmara de Curitiba em 2022 considerando os rankings de Produtividade, Colaboração e Independência do Plural. As três empataram em primeiro lugar, seguidas da colega Maria Letícia (PV) e de Professor Euler (MDB). (Confira o ranking completo no final dessa página).

A vereadora do Novo, Indiara Barbosa, que teve parte do mandato exercido pelo suplente Rodrigo Marcial, ficou em quarto lugar. Com isso quatro das oito mulheres que representam o povo curitibano na Câmara estão entre os parlamentares com melhor desempenho em 2022.

Por outro lado, os cinco vereadores com pior desempenho na Casa são todos homens brancos: Hernani (PSB), Toninho da Farmácia (União), Zezinho do Sabará (União), Beto Moraes (PSD) e Tico Kuzma (Solidariedade). Kuzma foi presidente da Câmara durante o ano de 2022, o que restringiu sua atuação em plenário, uma vez que o presidente só vota quando necessário.

Os rankings do Plural consideraram a atuação dos vereadores na apresentação de Proposições relevantes, aprovação de projetos, independência e capacidade de atuação conjunta com outros. parlamentares.

As vereadoras que ficaram melhor qualificadas no índice geral mostraram consistência nos três rankings. É o caso da vereadora do Novo, Amália Tortato, que ficou em segundo lugar Produtividade e quinto em Independência e Colaboração.

Como foram criados os Rankings

O uso de rankings e índices para medir efetividade do parlamento não é novo, nem uma maneira perfeita de avaliar o trabalho legislativo, mas ajuda a população a entender o que fazem os vereadores e quem efetivamente atua de maneira produtiva na Câmara.

“É bastante desafiador criar um ranking porque existem perfis diferentes de atuação parlamentar”, explica a CEO do Plural, Rosiane Correia de Freitas, que liderou o processo. “Nós temos parlamentares que são representantes de causas , outros são vereadores de bairro ou bairros e há um terceiro perfil que representa grupo social”, detalha.

Outro desafio, pondera, é a enorme quantidade de trabalho “inútil” na Casa. “A maior parte das proposições são solicitações simples que poderiam ser feitas via 156. Como a Câmara não se preocupa em quantificar quantas dessas solicitações são efetivamente atendidas, elas não contribuem para o trabalho legislativo efetivo. Provavelmente só servem para o parlamentar dar um retorno a seus eleitores”, explica.

Um exemplo da falta de efetividade dessa atuação mais “bairrista”, é o vereador Oscalino do Povo (PP), campeão na apresentação de solicitações à prefeitura: foram 1372 em 2022. Apesar disso, o parlamentar apresentou um único projeto de lei, que ainda aguarda manifestação do Poder Executivo. E dos 1372 requerimentos apresentados, 1299 são solicitações de tapa buraco, corte de árvores, consertos e outros pedidos que a própria população poderia fazer diretamente via 156.

Confira o Ranking Geral da Câmara em 2022

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Mulheres dominam Destaques da Câmara em 2022”

  1. Concordo com a leitora. Eu percebi que essa moça Carol Dartora só faz as coisas pras câmeras verem. E pelo que me lembro as cotas raciais foi um acordo entre os partidos, porque eu lembro a Amália Tortato falando isso – eu sou à favor das cotas raciais, mas acordo partidário não é sinônimo de competência da parlamentar, mas no caso dela, ela faz parte da corrente da APP Sindicato que tem muito dinheiro e poder dentro do PT, por isso que a gente tem um monte de parlamentar petista parte da APP. Professores tem que ser representados, mas a gente percebe que esse privilégio da APP os fazem preguiçosos – o Renato Freitas fez muito mais sem ser parte de corrente nenhuma. Mas são os professores eleitos que ficam nos cargos perpétuamente. A Josete, Lemos e Veneri são exemplos. Nenhum deles faz combate frontal, mas sempre magicamente ganham as eleições. A Josete tá lá na câmara há quantos anos vendo esses terrenos sendo vendidos? Quando o terreno é pequeno ela vota à favor. Precisou o Renato chegar lá pra que todo esse esquema fosse revelado. A Maria Letícia tbm vota à favor da venda de terrenos pequenos. Mas daí o que é pequeno pra um, é uma mansão pra outro. E é o princípio sabe, não se vende terreno público e ponto final.

  2. Francielly Ouriques

    Plural, não sei se esse sistema está calculando muito bem isso. Não tenho nada contra nenhuma dessas vereadoras no topo da lista, mas quem mais a gente vê agilizando as coisas é a Maria Letícia do partido verde.
    Ela trabalhou muito contra a cassação racista do Renato Freitas, ela é Procuradora da Mulher, ela que conseguiu colocar absorventes nas escolas, e quando a gente tem algum problema a gente marca ela nas redes sociais e ela sempre resolve as coisas.

    Desculpe, mas é uma crítica construtiva, pq eu acho que isso aí não reflete a realidade. A única coisa que a Dartora fez foi o projeto das cotas raciais, mas daí ela deu risada do Renato Freitas quando o Pier gritou da tribuna pro Renato calar a boca. Tem que medir o quanto a vereadora/vereador foi incompetente e perverso também. A dartora ainda saiu com carro da câmara pro norte do Paraná, coincidentemente aonde o Roberto Requião (que tinha sido racista com Renato Freitas), estava fazendo pré-campanha eleitoral. E coincidências a gente sabe que não existem.

    A dartora sequer foi votar no projeto do Renato Freitas de câmeras nas fardas da guarda municipal – e ela não estava doente ou em Brasília, ela tava em Curitiba. Curitiba teve 121 mortes ano passado pela polícia e a dartora simplesmente não foi votar nas 2 sessões.

    Eu sei que vcs gostam da Dartora e que vcs provavelmente não vão publicar meu comentário, mas a crítica é pro Plural mesmo, então vcs vão ler de qualquer forma. Tudo que eu escrevi pode ser evidenciado pelas transmissões do youtube, tá tudo no vídeo, não tem nenhuma mentira. Eu não tinha nada contra a dartora, mas não tem como não observar essas coisas quando a gente assiste no youtube. Ela não foi uma boa vereadora pra Curitiba, por mais marketing positivo que seja esbanjado sob ela, o marketing não tem como camuflar os comportamentos e atitudes que ela teve em 2022. E ainda teve mais coisa que nem vou escrever aqui.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Francielly, tudo bem? Olha, como tá no texto, não é uma tarefa fácil avaliar o trabalho dos parlamentares. No caso específico da Maria Letícia, muito da atuação dela na Procuradoria da Mulher está fora da atuação normal dos vereadores. Mesmo assim ela ficou em segundo lugar no ranking geral, um desempenho muito bom. Nós optamos por trabalhar com as proposições porque são o principal instrumento de todos os parlamentares. Há também uma limitação da própria Câmara de não sistematizar melhor as informações de atuação dos parlamentares em comissões, por exemplo.
      Este ano o Plural já ampliou a análise do trabalho dos vereadores. Em 2021 nós fizemos o índice de independência, que consta aqui nos Destaques desse ano, mas já somando com o ranking de produtividade e o de colaboração. Agora, como veículo independente temos limitações, principalmente de pessoal, para aprofundar essas análises na velocidade que nossos leitores demandam.

      Esses índices não são uma palavra final sobre o trabalho dos vereadores, são um ponto de início do debate sobre a relevância e a efetividade do trabalho legislativo. A gente espera que eles ajudem tanto os parlamentares quanto o público em geral a melhor entender e acompanhar o legislativo.
      Um abraço e obrigada pela audiência

  3. Zeneida Aparecida

    Carol Dartora até hoje não veio à público pedir perdão por ter mentido que não entrou na igreja e por ter assistido de camarote os ataques e múltiplas e diárias ameaças de morte que o colega negro Renato Freitas recebeu. Essa Carol Dartora já devia ter sido expulsa da APP Sindicato e do PT. Foi absurdamente cruel o que ela fez com Renato Freitas. Ela não representa professores, nem mulheres e muito menos negros. Ela só representa o próprio umbigo dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima