Nove candidatos à reeleição no PR têm muitas faltas não justificadas em comissões

Frangão, Felipe Francischini e Ricardo Barros estão entre os mais faltosos

Nove políticos paranaenses que tentam reeleição ao Congresso estiveram ausentes de um número significativo de reuniões de suas comissões parlamentares ao longo da última legislatura. Conforme o site da Câmara dos Deputados, mais de 90% dessas ausências dos deputados foram consideradas não justificadas. Uma pequena parte se deve a missões oficiais dos parlamentares no pais ou doença.

A não participação no Plenário pode trazer consequências negativas para os parlamentares, como o desconto do salário ou até a cassação do mandato. Por outro lado, o regimento interno da Câmara dos Deputados estabelece que é dever fundamental do deputado apresentar-se às reuniões de suas comissões; porém, não há punições específicas em caso de ausência.

O parlamentar paranaense com mais ausências em sua comissão é Hermes Parcianello (MDB), que busca a reeleição a deputado federal pelo oitavo mandato consecutivo. De acordo com o site da Câmara, nos últimos quatro anos o deputado Parcianello participou de apenas 21 reuniões da comissão de Viação e Transportes e esteve ausente das outras 210.

Luisa Canziani (PSD) também registrou um bom número de faltas às reuniões das várias comissões a que ela pertence. Segundo os dados abertos fornecidos pela Câmara, na última legislatura Canziani participou de 357 reuniões, mas faltou sem apresentar justificativa em outras 460 sessões. Somente no ano passado, Canziani presenciou de apenas 17 reuniões, não participando das outras 45.

O ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça Felipe Francischini (União) também se ausentou com frequência das reuniões das comissões a que pertence. De fato, em 2022 ele não participou de 37 das 59 sessões. É a primeira vez que ele disputa as eleições para reconfirmar a sua vaga na Câmara dos Deputados.

Outro político que busca a reeleição pela primeira vez é Filipe Barros (PL). Segundo o site da Câmara, na última legislatura Barros participou de 345 reuniões das comissões das quais ele é membro, mas faltou a 306 sessões.

Além destes deputados, há outros cinco candidatos à reeleição que registraram um elevado número de faltas as sessões das respectivas comissões parlamentares:

Giacobo (PL)
Presenças em comissões 54
Ausências não justificadas 226

Ricardo Barros (PP)
Presenças em comissões 425
Ausências não justificadas 237

Vermelho (PL)
Presenças em comissões 253
Ausências não justificadas 195

Luciano Ducci (PSB)
Presenças em comissões 351
Ausências não justificadas 348

Leandre (PSD)
Presenças em comissões 574
Ausências não justificadas 462

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Nove candidatos à reeleição no PR têm muitas faltas não justificadas em comissões”

  1. Os mesmos de sempre, veja bem que são todos bolsonaristas, não trabalhão para o povo e sim só interesses financeiros deles e familiares. É o fim do mundo mesmo, o gado não enxerga nada .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima