Copel vai aumentar conta de luz em 3,4% em média

Aprovado pela Aneel, reajuste vale a partir da próxima segunda-feira

A Copel está liberada para aumentar em cerca de 3% a tarifa de luz do consumidor de baixa tensão e em 4,3% a tarifa de consumidores industriais. O aumento médio aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (18) foi de 3,4%. De acordo com a nota publicada pela agência, o reajuste vale para as contas a partir da próxima segunda-feira (24).

Em nove anos, a tarifa média aumentou aproximadamente em 26% acima da inflação no período. Desde 2010, foram 101% de reajustes, fazendo a tarifa média dobrar. Em 2015, dois reajustes aprovados pela Aneel fizeram a Copel aumentar em 50% a tarifa de luz. Na outra ponta, em 2013 e em 2016 a agência aprovou redução de -19% e de -12% respectivamente.

De acordo com a Aneel, no cálculo deste ano, o reajuste sofreu uma redução de -4,3%. Isso porque em março passado o governo federal, em acordo com setor bancário, fez um acordo de adiantamento de R$ 8,4 bilhões em empréstimo, feito às distribuidoras via Conta-ACR. Isso desonera as contas dos consumidores em R$ 703 milhões ao mês, o que representa em média 4,9% das tarifas.

Para a agência, o índice de reajuste da Copel é positivo, principalmente devido aos impactos dos componentes financeiros. A Copel Distribuidora, braço da estatal paranaense que atua na transmissão de energia elétrica, atende 4,6 milhões de unidades consumidora no Paraná.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima