Conselho Tutelar: eleição na regional do CIC tem forte presença feminina

Elas são 14 das 18 candidaturas habilitadas, o que equivale a 78% do total

Na eleição para o Conselho Tutelar que acontece em Curitiba no primeiro domingo de outubro (1º), a Regional CIC representa a maior da cidade. Entre as concorrentes no local há a predominância de mulheres na disputa. Elas são 14 das 18 candidaturas habilitadas, o que equivale a 78% do total. Quatro delas tentam a reeleição: Claudia Aparecida dos Santos; Iranir de Souza; Mareli do Rocio Felipak e Terezinha Mayer. O conselheiro Sergio Doniseti Wilha Dias também busca a permanência no cargo.

No pleito, serão eleitos cinco conselheiros tutelares titulares para cada uma das dez regionais da cidade: Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara. Os que não ficarem entre os cinco mais votados serão considerados suplentes, ordenados pela quantidade de votos. Os eleitos serão responsáveis por garantir direitos de crianças e adolescentes, atendendo casos de violação, e aplicando medidas de proteção, requisitando e fiscalizando serviços públicos. Por isso, a participação da comunidade na eleição é de extrema importância.

Leia também: Confira a lista completa de candidatos ao Conselho Tutelar de Curitiba

O voto é facultativo, único e secreto. Pode votar todo eleitor curitibano maior de 16 anos, que esteja em dia com a Justiça Eleitoral. No dia da eleição é necessário apresentar o Título de Eleitor e um documento oficial com foto. 

A eleição acontece das 8 às 17 horas. Para os moradores da CIC, o local de votação é a Escola Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Rua Davi Xavier da Silva, 841 – Vila Nossa Senhora da Luz.

_____

A cobertura das eleições do Conselho Tutelar é feita pelo Plural, coordenada pela CEO Rosiane Correia de Freitas com apoio de estudantes de jornalismo de Curitiba.

Texto com supervisão das jornalistas Aline Reis e Cecília Zarpelon. 

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Conselho Tutelar: eleição na regional do CIC tem forte presença feminina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima