Plural é selecionado para programa Acelerando a Transformação Digital

Programa do Centro Internacional para Jornalistas, com apoio da Ajor e do Meta, escolheu 15 organizações do país para receber mentoria e fundos

O Plural foi selecionado nesta semana para um programa de mentoria e para receber verba de um fundo de inovação do programa Acelerando a Transformação Digital. O programa, desenvolvido pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) em parceria com a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e com o apoio do Meta Journalism Project, é voltado para startups e iniciativas digitais de notícias de todo o Brasil.

Um comitê do ICFJ selecionou projetos de 15 organizações, que receberão financiamento de até US$ 15 mil para implementá-los. As propostas foram desenhadas durante a primeira fase do programa, de sessões de treinamentos em temas ligados ao empreendedorismo no jornalismo digital. O valor pode ser usado para desenvolver um projeto, produto ou implementar melhorias de processos em suas organizações. Além dos recursos, o programa vai cobrir as despesas com mentoria e coaching estratégico e tático.

No caso do Plural, a proposta é desenvolver microrredações em três regiões de periferia de Curitiba,. Serão selecionados jovens para um programa de treinamento em jornalismo. Depois disso, eles passarã a escrever regularmente para o Plural para contar sobre a vida em suas áreas.

Segundo a CEO do Plural, Rosiane Correia de Freitas, o programa é fundamental para auxiliar jovens jornais que têm realizado um papel fundamental de cidadania no Brasil neste momento. “Criar e manter um veículo sério não é fácil. Receber mentoria e investimento é decisivo para que a gente possa levar o trabalho em frente fazendo jornalismo sério e relevante”, diz ela.

O jornalista Rogerio Galindo, um dos fundadores do Plural, que elaborou o projeto, diz que a ideia de fazer jornalismo de periferia dentro do Plural existia desde 2019, mas só agora, graças à parceria com o programa, isso se viabilizou. “São regiões que em geal só aparecem no noticiário quando há crimes ou problemas. A gente tem certeza que existe toda uma vida, uma cidade, que vamos ajudar os curitibanos a descobrirem nessas áreas.”

Seleção

O comitê de seleção do ICFJ seguiu uma série de critérios, incluindo a viabilidade da proposta apresentada e como os veículos poderiam impulsionar a transformação digital em suas organizações.

Abaixo está a lista com as organizações cujas propostas foram selecionadas, em ordem alfabética:

  1. Agência Tatu – AL
  2. Fauna News – SP
  3. Instituto Alma Preta Jornalismo – SP
  4. Jornal Plural – PR
  5. Matinal Jornalismo – RS
  6. Mobile Time – RJ
  7. Nexo Jornal – SP
  8. O GRITO! – PE
  9. Periferia em Movimento – SP
  10. Ponte Jornalismo – SP
  11. Portal dos Jornalistas – SP
  12. Projeto #Colabora – RJ
  13. Rádio Guarda-Chuva – SP
  14. Rádio Novelo – RJ
  15. Regra dos Terços – PR

Sobre o Acelerando a Transformação Digital

Lançado em novembro de 2021, o programa foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, mais de 80 startups e iniciativas digitais de notícias de todo o país participaram de seis sessões de treinamentos virtuais com especialistas, abordando diversos temas, como modelos de negócios e receitas, gestão de projetos e produtos, estratégias de desenvolvimento de audiência, diversidade e inclusão, gestão de conteúdo e monetização. 

Nesta segunda fase, que começa a partir de agora, as 15 iniciativas selecionadas receberão recursos e mentoria para a implementação dos projetos apresentados. 

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Plural é selecionado para programa Acelerando a Transformação Digital”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima