Decoração em quartos infantis potencializa desenvolvimento

Móveis adequados, segurança e criatividade são essenciais para incentivar e potencializar a autonomia e aprendizagem das crianças

O quarto infantil pode ir além de ser um local apenas para dormir, e pode se transformar em um ambiente propício para fortalecer a autonomia e o aprendizado das crianças. É cada vez mais importante buscar soluções que permitam a interação das crianças e ao mesmo tempo sejam aconchegantes.

Thalita Folmann da Silva, pedagoga, doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), explica que, para os pequenos, todos os ambientes têm potencial educativo. “Os diferentes espaços que as crianças ocupam podem proporcionar experiências de aprendizagem”, afirma.

Cristina Cardoso, arquiteta responsável pelos apartamentos decorados da Yticon, diz que os imóveis podem ser planejados levando em consideração a individualidade das crianças e seu tamanho. “Esses elementos enfatizam a essência da criança e podem ser adaptados à medida que ela cresce. É interessante, sempre que possível, permitir que a criança participe ativamente da decoração. Outro aspecto importante é pensar em cadeiras e mesas mais baixas, ou pufes adequados ao tamanho das crianças. O mobiliário na altura correta garante maior segurança, especialmente nos primeiros anos de vida”, explica.

A criatividade e o estímulo à imaginação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. É importante considerar a inclusão de elementos que promovam o brincar e a expressão artística no quarto infantil, como prateleiras para livros, quadros para desenhos, ou até mesmo um cantinho para brinquedos e jogos. “Criar espaços onde a criança possa criar e se expressar e até mesmo valorizar suas próprias criações estimula a imaginação e a confiança”, explica Silva.

Decoração

A pandemia teve papel na decoração dos quartos infantis. O período de isolamento social fez com que o número de reformas e melhorias no lar aumentasse exponencialmente. Isso porque as pessoas queriam mais conforto para ficar em casa.

Leia também: Centro Cívico é o bairro mais valorizado de Curitiba. Entenda o porquê

 “A partir da pandemia, notamos um aumento na procura por elementos que pudessem divertir as crianças dentro de seus próprios quartos”, destacou Glaucia Boaron Fleischfresser, da BBDecora.

Para além disso, os pais devem ficar atentos para não gastarem dinheiro com temas que podem deixar de ser do gosto da criança porque ainda que a criança tenha um personagem preferido, em geral, essa fase passa. A ideia, nesse sentido, é trabalhar com elementos mais básicos, para que o investimento feito na decoração tenha melhor custo-benefício.

“Um quarto infantil com tema de algum personagem pode trazer cores que os identifiquem  nas pinturas de paredes, na roupa de cama, nas almofadas, etc. Com relação aos objetos de decoração, itens colecionáveis são bem-vindos, além de mascotes e pelúcias. Por sua vez, carregar em muitos itens ao mesmo tempo – como cortina, tapete, almofada – pode deixar o ambiente caricato”, menciona Cristina Cardoso.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima