Copel anuncia conclusão de processo de privatização

Participação acionária do Governo do Paraná caiu de 69,66% para 32,32% e com isso empresa deixa de ser estatal

O processo de privatização da Copel, que era a maior empresa estatal do governo do Paraná, foi concluído nesta sexta-feira, 11 de agosto, com a confirmação das operações de venda de ações. A companhia fez duas ofertas públicas de ações compostas por papéis do governo do Paraná e por um novo lote de ações emitidas pela Copel, que foram totalmente arrematadas.

Com o encerramento do processo, a Copel deixa de ser estatal e, portanto, de estar sujeita a Lei das Estatais. Ela também implanta uma “Golden Share” do governo do Paraná que possui poder de veto em algumas situações e um limite de 10% no total de ações que podem ser adquiridas por um único grupo.

Nessa oferta o Governo do Paraná reduziu sua participação acionária na empresa de 69,66% para 32,32%. Ainda há a possibilidade de uma segunda oferta de ações que poderá reduzir a participação do governo paranaense para 26,96%. Até o momento o governo do Paraná arrecadou R$ 4,5 bilhões com a venda, o equivalente a cerca de 7 anos de dividendos pagos pela empresa a administração estadual.

A Copel é a segunda empresa estatal vendida pelo governador Ratinho Júnior (PSD). Em 2021 ele vendeu a Copel Telecom por R$ 2,5 bilhões. E já prepara a venda da Compagás.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima