Escola João Macedo Filho

Informações sobre a Escola municipal em atividade instalada no Uberaba, na Regional Cajuru. Dados do Observatório da Educação de Curitiba

Endereço: Rua Ulisses Jose Ribeiro, 432 – Uberaba – Regional Cajuru
CEP: 81530590 – Telefone: 41 33663089

Escola municipal em atividade instalada no UBERABA que atende 482 alunos da educação básica em 16 turmas. Destes, 14 são estudantes da educação especial. A sede da escola está instalada em prédio próprio.

As informações utilizadas neste texto são referentes aos dados apresentados pela escola ao Censo Escolar de 2021 e dos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados abaixo mostram um retrato da escola de acordo com os últimos indicadores de qualidade disponíveis divididos em oito seções:

  • 1. Matrículas, turmas e professores
  • 2. Indicadores educacionais
  • 3. Estrutura física
  • 4. Estrutura tecnológica
  • 5. Acessibilidade
  • 6. Recursos financeiros
  • 7. Democacia e participação social
  • 8. Recursos humanos e qualificação profissional

MATRÍCULAS E DOCENTES

Os dados abaixo, referentes ao Censo Escolar de 2021, mostram um panorama da escola, com número de matriculados por fase, número de docentes e de turmas.

Item Alunos matriculados Docentes Turmas
Educação Básica 482 28 16
Educação Infantil 22 1 1
Educação Infantil – Creche 0 0 0
Educação Infantil – Pré-Escola 22 1 1
Número de Matrículas no Ensino Fundamental 460 27 15
Número de Matrículas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais 460 27 15
Número de Matrículas no Ensino Fundamental – Anos Finais 0 0 0
Educação Especial 14 22 7
Educação Especial Inclusiva 14 22 7
Educação Especial Exclusiva 0 0 0

INDICADORES EDUCACIONAIS

O número médio de alunos por turma é um importante indicador das condições de trabalho do professor. Com menos alunos em sala, o docente tem mais condições de atendê-los em suas particularidades e dificuldades. No Ensino Fundamental, a média mundial é de 24,1 alunos por turma, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). No Brasil, as médias nacionais são:

Fase Brasil Sul Paraná Curitiba
Educação Infantil 15,6 14,2 15,1 16,6
Ensino Fundamental 22,7 21,6 23,1 26
Ensino Fundamental – Anos Iniciais 21 20,4 21 24,2
Ensino Fundamental – Anos Finais 26,3 23,9 26,4 28,2
Ensino Médio 29,5 26,4 29 33,4

(Indicadores educacionais – Inep – 2022)

Confira a evolução do indicador de número médio de alunos por turma, por escola de Curitiba, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2007 e 2022 por escola:

A média de horas-aula diária é um indicador que expressa o tempo médio de permanência do estudante na escola. A média nacional é de 5 horas por dia no Ensino Fundamental.

Fase Brasil Sul Paraná Curitiba
Educação Infantil 6,1 7,1 6,7 8,7
Ensino Fundamental 5 4,6 4,8 5,1
Ensino Fundamental – Anos Iniciais 4,8 4,5 4,7 5,2
Ensino Fundamental – Anos Finais 5,2 4,6 4,9 4,9
Ensino Médio 5,6 5 5 5,1

Os dados abaixo mostram a evolução do indicador por escola de Curitiba:

Estrutura física

Os dados abaixo, referentes ao Censo Escolar de 2021, apontam como é a estrutura básica da escola, com itens que vão desde a natureza da água consumida pelos alunos até itens de acessibilidade.

ITEM Tem_ou_não?
AGUA FILTRADA
AGUA POTAVEL sim
AGUA REDE PUBLICA sim
AGUA POCO ARTESIANO não
AGUA CACIMBA não
AGUA FONTE RIO não
AGUA INEXISTENTE não
ENERGIA REDE PUBLICA sim
ENERGIA GERADOR
ENERGIA GERADOR FOSSIL não
ENERGIA OUTROS {{ENERGIA_OUTROS}}
ENERGIA RENOVAVEL não
ENERGIA INEXISTENTE não
ESGOTO REDE PUBLICA sim
ESGOTO FOSSA SEPTICA não
ESGOTO FOSSA COMUM não
ESGOTO FOSSA não
ESGOTO INEXISTENTE não
LIXO SERVICO COLETA sim
LIXO QUEIMA não
LIXO ENTERRA não
LIXO DESTINO FINAL PUBLICO não
LIXO DESCARTA OUTRA AREA não
TRATAMENTO LIXO SEPARACAO sim
TRATAMENTO LIXO REUTILIZA sim
TRATAMENTO LIXO RECICLAGEM sim
TRATAMENTO LIXO INEXISTENTE não
ALMOXARIFADO sim
AREA VERDE não
AUDITORIO não
BANHEIRO sim
BANHEIRO EDUCAÇÃO INFANTIL sim
BANHEIRO PNE sim
BANHEIRO FUNCIONARIOS sim
BANHEIRO CHUVEIRO sim
BERÇÁRIO
BIBLIOTECA sim
BIBLIOTECA SALA LEITURA sim
COZINHA sim
DESPENSA não
PATIO COBERTO sim
PATIO DESCOBERTO sim
PARQUE INFANTIL não
PISCINA não
QUADRA ESPORTES sim
QUADRA ESPORTES COBERTA sim
QUADRA ESPORTES DESCOBERTA não
REFEITORIO não
SALA ATELIE ARTES não
SALA MUSICA CORAL não
SALA ESTUDIO DANCA não
SALA MULTIUSO não
SALA DIRETORIA sim
SALA LEITURA não
SALA PROFESSOR sim
SALA REPOUSO ALUNO não
SECRETARIA sim
SALA ATENDIMENTO ESPECIAL não
TERREIRAO não
VIVEIRO não
LAVANDERIA

Aqui temos um levantamento das obras de construção, reforma e ampliação de escolas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) de 2012 e 2023. Use a busca para verificar se sua escola recebeu alguma melhoria:

Estrutura tecnológica

As escolas da rede pública receberam um significativo investimento em equipamentos tecnológicos nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Em Curitiba, as escolas e CMEIs da rede municipal receberam um “farol do saber”, com tablets, computador e uma impressora 3D. Mas o uso diário de recursos tecnológicos nas escolas depende também de itens mais simples, como uma quantidade compatível de tablets para o número total de alunos e a disponibilização de conexão à internet de alta velocidade.

ITEM Número
COMPUTADORES ALUNOS {{QT_COMP_ALUNO}}
COMPUTADORES PORTATEIS ALUNOS 0
EQUIP LOUSA DIGITAL 0
EQUIP SOM 2
EQUIP TV 9
TABLET ALUNO 0
TP REDE LOCAL 3

Acessibilidade

O Censo Escolar avalia a acessibilidade da escola com base em diversos itens. Os dados abaixo apontam a situação na escola:

ITEM Tem ou não?
CORRIMAO não
ELEVADOR não
PISOS TATEIS não
VAO LIVRE sim
RAMPAS sim
SINAL SONORO não
SINAL TATIL não
SINAL VISUAL não
INEXISTENTE não
DEPENDENCIAS PNE
SALAS UTILIZADAS ACESSIVEIS 8

Recursos financeiros

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) garante assistência suplementar a escolas públicas e escolas privadas conveniadas ao sistema público de ensino. O cálculo dos repasses é feito a partir do número de alunos matriculados registrados no Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Nacional Anísio Teixeira (Inep).Para ser beneficiada, a escola precisa ter mais de 50 alunos matriculados no censo e uma Unidade Executora própria composta por membros da comunidade escolar (por exemplo: a associação de pais e professores). Escolas com menos de 50 alunos matriculados ou sem unidade executora própria podem receber os valores através da Secretaria Municipal de Educação.

Escolas especiais e escolas privadas conveniadas podem receber os recursos através da Entidade Mantenedora.Os recursos do PDDE têm o objetivo de garantir recursos para escola:

  • • solucionar problemas diários de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulica, elétrica, sanitária etc.);
  • • suprir a necessidade de material didático e pedagógico; e
  • • possibilitar a realização de pequenos investimentos.

Confira os valores repassados por escola:

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Democracia e participação social

A participação social e a natureza democrática da gestão escolar está na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação brasileira.

Confira quais elementos de participação social a escola mantém:

Item Tem?
A escola possui site ou blog ou página em redes sociais para comunicação institucional sim
A escola compartilha espaços para atividades de integração escola-comunidade não
A escola usa espaços e equipamentos do entorno escolar para atividades regulares com os alunos não
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Associação de Pais sim
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Associação de Pais e Mestres não
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Conselho Escolar sim
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Grêmio Estudantil não
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Outros não
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Não há órgãos colegiados em funcionamento não
Projeto político pedagógico ou a proposta pedagógica da escola (conforme art. 12 da LDB) atualizado nos últimos 12 meses até a data de referência 0

Recursos humanos e qualificação profissional

Número de profissionais por área da instituição

QUANTIDADE

0

5

2

0

0

0

0

0

2

2

2

0

0

1

0

ITEM
FUNCIONARIOS
PROF ADMINISTRATIVOS
PROF SERVICOS GERAIS
PROF BIBLIOTECARIO
PROF SAUDE
PROF COORDENADOR
PROF FONAUDIOLOGO
PROF NUTRICIONISTA
PROF PSICOLOGO
PROF ALIMENTACAO
PROF PEDAGOGIA
PROF SECRETARIO
PROF SEGURANCA
PROF MONITORES
PROF GESTAO
PROF ASSIST SOCIAL

Salário dos profissionais docentes (referência: outubro de 2022)

Um dos indicadores de qualidade do corpo docente se refere a formação dos professores. Desde 2007 professores da Educação Básica precisam ter formação superior. Os professores são elemento essencial no processo educativo e garantir que eles tenham formação adequada é um passo fundamental na busca da qualidade de ensino.

Nesse sentido, temos dois indicadores principais que avaliam os avanços nesse setor. O primeiro é o percentual de professores com formação superior. A meta é que 100% dos docentes tenham formação superior. Não é o caso de toda escola, como se pode ver nos dados por escola:

Abaixo temos o demonstrativo do percentual de docentes em cada um de cinco grupos:

  • • Grupo 1 – Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
  • • Grupo 2 – Docentes com formação superior de bacharelado (sem complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
  • • Grupo 3 – Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) em área diferente daquela que leciona.
  • • Grupo 4 – Docentes com formação superior não considerada nas categorias anteriores.
  • • Grupo 5 – Docentes sem formação superior.

O INEP também avalia o Esforço Docente, um indicador que avalia o número de alunos e de escolas que um único professor atende. Esse indicador aponta o percentual de docentes em cada grupo que vai do profissional que atende até 25 alunos em um turno e uma escola até o que atende mais de 400 alunos em três turnos e em duas ou três escolas.Ou seja, é uma do quão sobrecarregados os professores de uma escola estão. Para ler esses dados é preciso ter em mente que o trabalho docente não se limite ao exercido em sala de aula. Ele incluir as horas de preparação de aulas, de materiais e correção de provas e trabalhos, o relacionamento com a administração das escolas e com os pais dos alunos.Os níveis do indicador são descritos abaixo de acordo com as características usuais dos docentes pertencentes a cada um deles:

  • • Nível 1 – Docente que, em geral, tem até 25 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
  • • Nível 2 – Docente que, em geral, tem entre 25 e 150 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
  • • Nível 3 – Docente que, em geral, tem entre 25 e 300 alunos e atua em um ou dois turnos em uma única escola e etapa.
  • • Nível 4 – Docente que, em geral, tem entre 50 e 400 alunos e atua em dois turnos, em uma ou duas escolas e em duas etapas.
  • • Nível 5 – Docente que, em geral, tem mais de 300 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
  • • Nível 5 – Docente que, em geral, tem mais de 300 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
  • • Nível 6 – Docente que, em geral, tem mais de 400 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.

O Índice de Regularidade Docente avalia o quanto os profissionais permanecem na escola. O índice atribui uma pontuação de 0 a 5 que índice, em média, quantos anos nos últimos cinco anos os professores de uma escola trabalharam nela. O indicador avalia que quanto maior a permanência de um profissional na escola, melhor para a comunidade escolar porque esse tempo permite a construção de um maior envolvimento com a instituição e seus membros.

Para ler o índice é preciso interpretar que quanto maior o número, maior o número de professores que mantiveram o vínculo por mais tempo com a escola nos últimos cinco anos.

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