Escola Araucária

Endereço: Rua Rio Iriri, 504 – Bairro Alto – Regional Boa VistaCEP: 82840310 – Telefone: 41 33673132 Website da escola – Email da escola Escola municipal em atividade instalada no BAIRRO ALTO que atende 729 alunos da educação básica em […]

Endereço: Rua Rio Iriri, 504 – Bairro Alto – Regional Boa Vista
CEP: 82840310 – Telefone: 41 33673132

Escola municipal em atividade instalada no BAIRRO ALTO que atende 729 alunos da educação básica em 29 turmas. Destes, 17 são estudantes da educação especial. A sede da escola está instalada em prédio próprio.

As informações utilizadas neste texto são referentes aos dados apresentados pela escola ao Censo Escolar de 2021 e dos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados abaixo mostram um retrato da escola de acordo com os últimos indicadores de qualidade disponíveis divididos em oito seções:

  • 1. Matrículas, turmas e professores
  • 2. Indicadores educacionais
  • 3. Estrutura física
  • 4. Estrutura tecnológica
  • 5. Acessibilidade
  • 6. Recursos financeiros
  • 7. Democacia e participação social
  • 8. Recursos humanos e qualificação profissional

MATRÍCULAS E DOCENTES

Os dados abaixo, referentes ao Censo Escolar de 2021, mostram um panorama da escola, com número de matriculados por fase, número de docentes e de turmas.

ItemAlunos matriculadosDocentesTurmas
Educação Básica7293729
Educação Infantil10304
Educação Infantil – Creche000
Educação Infantil – Pré-Escola10304
Número de Matrículas no Ensino Fundamental6122023
Número de Matrículas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais612023
Número de Matrículas no Ensino Fundamental – Anos Finais0200
Educação Especial172612
Educação Especial Inclusiva132611
Educação Especial Exclusiva400

INDICADORES EDUCACIONAIS

O número médio de alunos por turma é um importante indicador das condições de trabalho do professor. Com menos alunos em sala, o docente tem mais condições de atendê-los em suas particularidades e dificuldades. No Ensino Fundamental, a média mundial é de 24,1 alunos por turma, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). No Brasil, as médias nacionais são:

FaseBrasilSulParanáCuritiba
Educação Infantil15,614,215,116,6
Ensino Fundamental22,721,623,126
Ensino Fundamental – Anos Iniciais2120,42124,2
Ensino Fundamental – Anos Finais26,323,926,428,2
Ensino Médio29,526,42933,4

(Indicadores educacionais – Inep – 2022)

Confira a evolução do indicador de número médio de alunos por turma, por escola de Curitiba, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2007 e 2022 por escola:

 

A média de horas-aula diária é um indicador que expressa o tempo médio de permanência do estudante na escola. A média nacional é de 5 horas por dia no Ensino Fundamental.

FaseBrasilSulParanáCuritiba
Educação Infantil6,17,16,78,7
Ensino Fundamental54,64,85,1
Ensino Fundamental – Anos Iniciais4,84,54,75,2
Ensino Fundamental – Anos Finais5,24,64,94,9
Ensino Médio5,6555,1

Os dados abaixo mostram a evolução do indicador por escola de Curitiba:

 

Estrutura física

Os dados abaixo, referentes ao Censo Escolar de 2021, apontam como é a estrutura básica da escola, com itens que vão desde a natureza da água consumida pelos alunos até itens de acessibilidade.

ITEMTem_ou_não?
AGUA FILTRADA 
AGUA POTAVELsim
AGUA REDE PUBLICAsim
AGUA POCO ARTESIANOnão
AGUA CACIMBAnão
AGUA FONTE RIOnão
AGUA INEXISTENTEnão
ENERGIA REDE PUBLICAsim
ENERGIA GERADOR 
ENERGIA GERADOR FOSSILnão
ENERGIA OUTROS{{ENERGIA_OUTROS}}
ENERGIA RENOVAVELnão
ENERGIA INEXISTENTEnão
ESGOTO REDE PUBLICAsim
ESGOTO FOSSA SEPTICAnão
ESGOTO FOSSA COMUMnão
ESGOTO FOSSAnão
ESGOTO INEXISTENTEnão
LIXO SERVICO COLETAsim
LIXO QUEIMAnão
LIXO ENTERRAnão
LIXO DESTINO FINAL PUBLICOnão
LIXO DESCARTA OUTRA AREAnão
TRATAMENTO LIXO SEPARACAOsim
TRATAMENTO LIXO REUTILIZAnão
TRATAMENTO LIXO RECICLAGEMnão
TRATAMENTO LIXO INEXISTENTEnão
ALMOXARIFADOsim
AREA VERDEnão
AUDITORIOnão
BANHEIROsim
BANHEIRO EDUCAÇÃO INFANTILsim
BANHEIRO PNEsim
BANHEIRO FUNCIONARIOSsim
BANHEIRO CHUVEIROnão
BERÇÁRIO 
BIBLIOTECAnão
BIBLIOTECA SALA LEITURAnão
COZINHAnão
DESPENSAnão
PATIO COBERTOsim
PATIO DESCOBERTOsim
PARQUE INFANTILnão
PISCINAnão
QUADRA ESPORTESnão
QUADRA ESPORTES COBERTAnão
QUADRA ESPORTES DESCOBERTAnão
REFEITORIOnão
SALA ATELIE ARTESnão
SALA MUSICA CORALnão
SALA ESTUDIO DANCAnão
SALA MULTIUSOnão
SALA DIRETORIAsim
SALA LEITURAnão
SALA PROFESSORsim
SALA REPOUSO ALUNOnão
SECRETARIAsim
SALA ATENDIMENTO ESPECIALsim
TERREIRAOnão
VIVEIROnão
LAVANDERIA 

Aqui temos um levantamento das obras de construção, reforma e ampliação de escolas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) de 2012 e 2023. Use a busca para verificar se sua escola recebeu alguma melhoria:

 

Estrutura tecnológica

As escolas da rede pública receberam um significativo investimento em equipamentos tecnológicos nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Em Curitiba, as escolas e CMEIs da rede municipal receberam um “farol do saber”, com tablets, computador e uma impressora 3D. Mas o uso diário de recursos tecnológicos nas escolas depende também de itens mais simples, como uma quantidade compatível de tablets para o número total de alunos e a disponibilização de conexão à internet de alta velocidade.

 
ITEMNúmero
COMPUTADORES ALUNOS{{QT_COMP_ALUNO}}
COMPUTADORES PORTATEIS ALUNOS0
EQUIP LOUSA DIGITAL0
EQUIP SOM1
EQUIP TV22
TABLET ALUNO0
TP REDE LOCAL1
 

Acessibilidade

O Censo Escolar avalia a acessibilidade da escola com base em diversos itens. Os dados abaixo apontam a situação na escola:

ITEMTem ou não?
CORRIMAOsim
ELEVADORnão
PISOS TATEISnão
VAO LIVREnão
RAMPASsim
SINAL SONOROnão
SINAL TATILnão
SINAL VISUALnão
INEXISTENTEnão
DEPENDENCIAS PNE 
SALAS UTILIZADAS ACESSIVEIS0

Recursos financeiros

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) garante assistência suplementar a escolas públicas e escolas privadas conveniadas ao sistema público de ensino. O cálculo dos repasses é feito a partir do número de alunos matriculados registrados no Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Nacional Anísio Teixeira (Inep).Para ser beneficiada, a escola precisa ter mais de 50 alunos matriculados no censo e uma Unidade Executora própria composta por membros da comunidade escolar (por exemplo: a associação de pais e professores). Escolas com menos de 50 alunos matriculados ou sem unidade executora própria podem receber os valores através da Secretaria Municipal de Educação.

Escolas especiais e escolas privadas conveniadas podem receber os recursos através da Entidade Mantenedora.Os recursos do PDDE têm o objetivo de garantir recursos para escola:

  • • solucionar problemas diários de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulica, elétrica, sanitária etc.);
  • • suprir a necessidade de material didático e pedagógico; e
  • • possibilitar a realização de pequenos investimentos.

Confira os valores repassados por escola:

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

 

Democracia e participação social

A participação social e a natureza democrática da gestão escolar está na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação brasileira.

Confira quais elementos de participação social a escola mantém:

ItemTem?
A escola possui site ou blog ou página em redes sociais para comunicação institucionalsim
A escola compartilha espaços para atividades de integração escola-comunidadenão
A escola usa espaços e equipamentos do entorno escolar para atividades regulares com os alunosnão
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Associação de Paisnão
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Associação de Pais e Mestresnão
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Conselho Escolarsim
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Grêmio Estudantilnão
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Outrossim
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Não há órgãos colegiados em funcionamentonão
Projeto político pedagógico ou a proposta pedagógica da escola (conforme art. 12 da LDB) atualizado nos últimos 12 meses até a data de referência1
 

Recursos humanos e qualificação profissional

Número de profissionais por área da instituição

QUANTIDADE

2

0

0

0

0

0

0

0

0

4

1

0

0

2

0

ITEM
FUNCIONARIOS
PROF ADMINISTRATIVOS
PROF SERVICOS GERAIS
PROF BIBLIOTECARIO
PROF SAUDE
PROF COORDENADOR
PROF FONAUDIOLOGO
PROF NUTRICIONISTA
PROF PSICOLOGO
PROF ALIMENTACAO
PROF PEDAGOGIA
PROF SECRETARIO
PROF SEGURANCA
PROF MONITORES
PROF GESTAO
PROF ASSIST SOCIAL

Salário dos profissionais docentes (referência: outubro de 2022)

 

Um dos indicadores de qualidade do corpo docente se refere a formação dos professores. Desde 2007 professores da Educação Básica precisam ter formação superior. Os professores são elemento essencial no processo educativo e garantir que eles tenham formação adequada é um passo fundamental na busca da qualidade de ensino.

Nesse sentido, temos dois indicadores principais que avaliam os avanços nesse setor. O primeiro é o percentual de professores com formação superior. A meta é que 100% dos docentes tenham formação superior. Não é o caso de toda escola, como se pode ver nos dados por escola:

 

Abaixo temos o demonstrativo do percentual de docentes em cada um de cinco grupos:

  • • Grupo 1 – Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
  • • Grupo 2 – Docentes com formação superior de bacharelado (sem complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
  • • Grupo 3 – Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) em área diferente daquela que leciona.
  • • Grupo 4 – Docentes com formação superior não considerada nas categorias anteriores.
  • • Grupo 5 – Docentes sem formação superior.
 

O INEP também avalia o Esforço Docente, um indicador que avalia o número de alunos e de escolas que um único professor atende. Esse indicador aponta o percentual de docentes em cada grupo que vai do profissional que atende até 25 alunos em um turno e uma escola até o que atende mais de 400 alunos em três turnos e em duas ou três escolas.Ou seja, é uma do quão sobrecarregados os professores de uma escola estão. Para ler esses dados é preciso ter em mente que o trabalho docente não se limite ao exercido em sala de aula. Ele incluir as horas de preparação de aulas, de materiais e correção de provas e trabalhos, o relacionamento com a administração das escolas e com os pais dos alunos.Os níveis do indicador são descritos abaixo de acordo com as características usuais dos docentes pertencentes a cada um deles:

  • • Nível 1 – Docente que, em geral, tem até 25 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
  • • Nível 2 – Docente que, em geral, tem entre 25 e 150 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
  • • Nível 3 – Docente que, em geral, tem entre 25 e 300 alunos e atua em um ou dois turnos em uma única escola e etapa.
  • • Nível 4 – Docente que, em geral, tem entre 50 e 400 alunos e atua em dois turnos, em uma ou duas escolas e em duas etapas.
  • • Nível 5 – Docente que, em geral, tem mais de 300 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
  • • Nível 5 – Docente que, em geral, tem mais de 300 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
  • • Nível 6 – Docente que, em geral, tem mais de 400 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
 

O Índice de Regularidade Docente avalia o quanto os profissionais permanecem na escola. O índice atribui uma pontuação de 0 a 5 que índice, em média, quantos anos nos últimos cinco anos os professores de uma escola trabalharam nela. O indicador avalia que quanto maior a permanência de um profissional na escola, melhor para a comunidade escolar porque esse tempo permite a construção de um maior envolvimento com a instituição e seus membros.

Para ler o índice é preciso interpretar que quanto maior o número, maior o número de professores que mantiveram o vínculo por mais tempo com a escola nos últimos cinco anos.

 

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