Maratonando com Dr. Jacaré: quatro séries para entender as fake news

Disponíveis em diferentes plataformas de streaming, séries do mundo pop aliam ficção com debates sobre problemas atuais, como o impacto das fake news

Sem ideia de qual série assistir? O Dr. Jacaré selecionou quatro dicas para você entender como as fake news podem mudar o resultado de uma eleição. Se você acha que só documentários falam sobre o assunto, vai se surpreender com estas dicas. São séries sobre super-heróis, intrigas entre casais e até disputas políticas, mas sempre com um personagem em comum: as notícias falsas. Por isso, vão agradar desde quem curte uma vibe mais geek até quem só quer relaxar e dar boas risadas. Mas vale prestar atenção: todas as quatro fazem indiretas (bem) diretas sobre desinformação. Então, partiu maratonar?!

1 – The Boys – Segunda temporada

Baseada nos quadrinhos de Garth Ennis e desenvolvida pelo roteirista Eric Kripke, “The Boys” traz um mundo onde um grupo de super-heróis, os Sete, se integram à rotina moderna. Já os “boys” são um grupo de humanos que tentam desmascarar a fachada de bondade dos Sete. Na segunda temporada, o segundo super-herói mais poderoso do mundo, Tempesta, não esconde seu apoio ao nazismo e o ódio por minorias, sobretudo negros e judeus. Memes e fake news surgem como armas para manipular a opinião pública e conquistar seguidores para ideais preconceituosos. É uma crítica sobre como as fake news podem estimular o ódio e a polarização na sociedade.

Tanto a segunda temporada quanto as demais de The Boys já estão disponíveis no Amazon Prime

2 – Black Mirror – Episódio 03 da segunda temporada

Chamado “The Waldo Moment”, o episódio traz a disputa por uma vaga no Parlamento entre a candidata de centro-esquerda Gwendolyn Harris e um ursinho azul chamado Waldo (literalmente), que ganha vida criticando seus adversários com palavrões, gestos obscenos e fake news a partir da mente intolerante do comediante Jamie Salter. Em uma das entrevistas de Waldo à imprensa britânica, uma de suas frases caracteriza o impacto da internet e dos conteúdos de desinformacão. “Nós não precisamos de políticos. Nós temos smartphones e computadores, certo? Então, qualquer decisão que tenha que ser tomada, nós tomamos on-line.”

Você pode assistir ao episódio de Black Mirror na Netflix.

3 – The Good Wife – Quarta temporada

A série conta a história de Alicia Florrick, advogada e esposa do Procurador do Condado de Cook, Peter Florrick, que renuncia ao cargo após ser acusado de envolvimento em um escândalo de corrupção e prostituição. Enquanto o marido está na prisão, Alicia volta a advogar para sustentar seus filhos. Depois, ele faz campanha para se eleger como procurador do estado novamente e, mais tarde, concorre às eleições para o governo de Illinois contra Mike Kresteva, que descobre segredos sobre sua vida pessoal e casos extraconjugais. A quarta temporada da série apresenta a corrida eleitoral de Peter ao governo. Para evitar novos escândalos, um aliado orienta Peter a mentir durante uma entrevista, mas o tiro sai pela culatra.

Quem tem Amazon Prime já pode assistir todas as temporadas de The Good Wife.

4 – House of Cards

A série conta a história de como o líder da maior bancada da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Frank Underwood, manipula pessoas com informações falsas. Após não receber o cargo de Secretário de Estado que lhe haviam prometido, Underwood decide articular-se nos bastidores para alcançar a presidência dos Estados Unidos. Seguindo a ideia que a arte imita a vida (ou a vida imita a arte?), uma matéria da Vulture afirmou que hackers russos que interferiram na eleição presidencial nos Estado Unidos (2016) se inspiraram em House of Cards para divulgar fake news e entender sobre política americana, questões financeiras, impostos, minorias e controle de armas. Além disso, o político também usa uma jornalista para espalhar notícias falsas, manipulando até o enfoque que o conteúdo deve ter. 

Você pode alugar todas as temporadas de House of Cards através da sua conta na Netflix.

Leia as últimas checagens do Dr. Jacaré no Plural.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima