Textos de Enéas Lour ganham leituras dramáticas no Teatro Miniguaíra

Coletivo Adega Teatral faz leituras dramáticas assinadas pelo artista ao longo de sua carreira

Nesta terça (25) e quarta-feira (26), o público tem a chance de ver gratuitamente leituras dramáticas de textos assinados por um dos grandes nomes do teatro paranaense. São obras de Enéas Lour que ganham o palco do Teatro Miniguaíra como parte da programação da 1ª Mostra de Processos Criativos do Coletivo Adega Teatral.

Enéas Lour

A atriz e produtora da mostra, Mazé Portugal, conta que a escolha das obras de Lour para as cinco leituras na programação do evento é uma homenagem. “O Enéas é um ator, diretor e dramaturgo com vários prêmios, ele tem 52 peças teatrais escritas e quase 50 anos de carreira”, fala a produtora. Foi a força e a vivacidade que os integrantes do coletivo, formado por artistas que tem muita estrada, atribuem ao autor o ponto-chave para a escolha.

Mas não só. A ideia também veio de um convite feito em conjunto por Mazé e pelo ator e diretor Thadeu Peronne para Lour. Devido aos bons textos que o autor publica nas redes sociais, veio a ideia de chamá-lo para escrever e dirigir um monólogo para Peronne encenar. Era a semente de “Andarilho”, e também das leituras dramáticas de outras obras.

Textos

Os textos que agora ganham leituras e já foram montados anteriormente por diferentes companhias são “O Boca Rosa” – livre adaptação de “O palhaço da boca verde”, de João Guimarães Rosa (1908-1967) –, com os atores Ana Paula Taques e Marwem Hd, sob a direção de Thadeu Peronne; “Psicólogos não choram”, com Cícero Lira, Edu Regnier e Mazé Portugal. Esses serão apresentados nesta terça (25).

O terceiro, ainda com a criação em finalização pelas mãos de Lour, é “Andarilho”, que tem como elenco Thadeu Peronne. A sessão dessa leitura é na quarta-feira (26). 

A mostra também contou com leituras dos inéditos que estão entre as próximas montagens planejadas por Lour para irem aos palcos: “Dora Desabalada”, com os atores Silvia Monteiro, Mazé Portugal, Brígida Menegatti e Leonardo Goulart; e “Reivalino e Dagoberto”, com Thadeu Peronne e o próprio Enéas Lour.

Leituras dramáticas de obras de Enéas Lour

“O Boca Rosa”

Dia 25 de julho, terça-feira, às 20h, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra, na Rua Amintas de Barros, s/nº). Ingressos gratuitos diretamente no teatro, na hora da sessão.

“Andarilho”

Dia 26 de julho, quarta-feira, às 20h, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra, na Rua Amintas de Barros, s/nº). Ingressos gratuitos diretamente no teatro, na hora da sessão.

Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima