Tem programação cultural gratuita e mais de 170 expositores na Mamute

Nova edição da Mamute Feira Gráfica é neste sábado (18), na Praça Eufrásio Corrêa e no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba

A Mamute Feira Gráfica chega a sua 5ª edição neste sábado (18), o evento reúne a cena das artes gráficas, criatividade e literatura, com mais de 170 expositores, e tem programação cultural com shows, ações ao vivo, exposição e opções de gastronomia. Tudo rola entre às 11h e 20h, no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba e em parte da Praça Eufrásio Corrêa. A entrada é gratuita.

Quem você vai encontrar na Mamute

A curadoria da feira selecionou artistas e coletivos que têm como objeto o fazer artístico, a produção artesanal e autoral, as tiragens pequenas e limitadas. Entre os que marcarão presença, estão vários nomes já conhecidos pelo público, como o ilustrador Benett, que vai para trocar uma ideia com os visitantes e também autografar produtos do Plural à venda. 

Também vai estar por lá a ilustradora e quadrinista curitibana Lark, que escreve tiras de humor com temas introspectivos e questões internas personificadas como fantasmas. Ela assina a série publicada em “O Livro dos Pássaros”(2023), sobre um grupo de passarinhos em uma empresa gerenciada por um gato; e os livros “Como Lidar Com Seus Fantasmas (2020) e “Como Abraçar um Fantasma” (2022).

Outra curitibana no evento é a artista visual e ilustradora curitibana Marcella Calado, que explora técnicas artísticas como gravura, pintura, arte digital, e grafites em murais urbanos. 

Já o gravurista, artista visual e pintor, Rafa Black vem com sua pesquisa sobre a expressão da identidade periférica por meio de símbolos, códigos e territórios, utilizando técnicas xilo e linóleo com impressão manual e com tintas offset.

A designer e ilustradora Amy Mait vem de São Paulo-SP para a feira, com trabalhos que combinam técnicas digitais e manuais em composições lúdicas em cores vibrantes e experimentação de texturas. 

Leia também: Saiba tudo sobre a Feira Mamute que acontece neste sábado (18) em Curitiba

Livrarias e editoras

Haverá também livrarias e editoras com foco em quadrinhos, como a Itiban Comic Shop, com o melhor dos quadrinhos independentes e de artistas consagrados; a Brasa Editora, que publica histórias sobre o Brasil; a Quadrinhofilia de José Aguiar, editora independente que promove projetos relacionados a quadrinhos, literaturas, teatro como Gibicon e Cena HQ; e a Têmpora + Ursereia, além de outros promotores culturais que fomentam ações nas áreas de música, HQ’s e escrita criativa.

Entre os produtos à venda na Mamute, ainda estão artigos em cerâmica, acessórios, fotografias, moda, e encadernações com diferentes técnicas com linguagens, entre outros. Confira a lista completa dos expositores no Instagram oficial do evento

Discotecagem e shows ao vivo

A programação musical tem discotecagem da DJ, artista multidisciplinar e produtora cultural, Kozmica e da da DJ Selecta Manzana. Os shows serão da cantora e compositora Rubia Divino, acompanhada de Bruna Buschle (baixo), Jean da Rosa (piano/sint), Gabriela Bruel (percussão) e Luis Fernando Diogo (bateria); do Low Fly Trio, formado por João Soares (bateria acústica e pads eletrônicos), Menandro Souza (trompete) e Jean Quevedo (teclado e synth); e do MUV – Movimento Uniformemente Variado, projeto criado pelo produtor Ricardo Verocai e pela cantora Kátia Drummond. 

Gastronomia 

As opções de gastronomia têm preços a partir de R$12, com cardápios de pastéis, coxinhas, pizzas, batata-frita, cachorro-quente e massas artesanais, entre outros. Os restaurantes presentes são Curry Pasta, do chef Rafael Lafraia, Mahá – Comida e Arte, Rause Café e Vinhos, e Miscusi Pasta. Ainda acontece na feira o lançamento da “Mamute Session IPA”, de baixo teor alcoólico, coloração clara e límpida, aroma com notas cítricas e tropicais. 

Para a criançada

A Mamute também reservou uma programação especial para as crianças, com a Mamutinha. Esse braço da feira tem oficinas gratuitas e um ateliê de experimentações gráficas, para despertar o interesse do público infantil pela arte impressa e estimular a criação de repertório visual desde cedo.

Das 11h às 18h, a piazadinha a partir de 2 anos pode aproveitar Pintura Mural. Às 12h, tem contação de histórias com o coletivo Era Uma Vez; às 14h30, as histórias serão contadas por Lucia Cherem e, às 15h30, por Adriana Barretta. Quem tem mais de 5 anos de idade, também pode aproveitar ao longo do dia o Ateliê Gráfico, o Laboratório de Colagem, e a Oficina de Cartazes.

Para a alegria ser completa, ainda tem cama elástica, jogos gigantes, tênis de mesa, chinelão e perna de pau.

Mamute – Feira de produção gráfica, literária, artesanal, e autoral

Neste sábado, 18 de novembro, das 11h às 20h, no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba e Praça Eufrásio Correia. Entrada gratuita para o público. Outras informações no Instagram e no Facebook do evento.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima